A Liga Nacional de Futsal decidiu reduzir a primeira divisão da LNF para apenas 16 clubes, podendo haver alteração no nome para "Divisão Gold ". A segunda divisão, que será chamada de "Divisão Silver" contará com 8 clubes, podendo aumentar esse número de acordo com o interesse de mais equipes.
Os critérios usados para definir quais seriam os 16 clubes da elite do Futsal Brasileiro foi semelhante ao que acontece no futebol argentino, que é o aproveitamento das equipes nas 3 últimas temporadas, 2023, 2024 e 2025. Com isso o Esporte Futuro, equipe de Toledo, perdeu a vaga na principal divisão, por ter ficado apenas em 18° na soma dos 3 anos. E além do Esporte Futuro, o Foz Cataratas, também não estará na Divisão Gold. O clube até tinha colocação para estar na elite, pois foi o 15° com melhor aproveitamento nas 3 temporadas, porém, o Foz estava em débito com a compra da franquia da LNF, e acabou sendo excluído. O Azulão da fronteira pode voltar a principal divisão em 2027, mas terá que passar pela Divisão Silver primeiro.
Os cinco clubes que irão representar o Paraná na Divisão Gold são o Cascavel Futsal, Pato Futsal, Marreco, Campo Mourão e Umuarama. E além dos cinco clubes paranaenses, Magnus, Atlântico, Joinville, Jaraguá, Praia Clube, ACBF, Minas, Corinthians, Santo André, São José e Tubarão completam a lista das 16 equipes da principal divisão do futsal nacional.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642