A Corrida Sprint da Stock Car Pro Series em Cascavel foi marcante para a categoria, prova que abriu a sexta etapa da temporada 2025. Arthur Gama largou em primeiro, com o paranaense Júlio Campos em segundo. Bruno Baptista foi terceiro e Joao Paulo de Oliveira em quarto. JP Oliveira foi melhor na saída e conseguiu ficar com a terceira posição. E nessa disputa de Felipe Baptista com Thiago Camilo, o piloto da Ipiranga Racing abriu a porta traseira, mas não deixou ninguém passar. Foram muitos bons pegas. Felipe Fraga aos poucos foi escalando e ganhando posições no braço. Zezinho Mugiatti repetiu Thiago Camilo e também abriu a porta do carro quando duelava com Átila Abreu. Depois veio a janela obrigatória de paradas. Até nos boxes teve disputa. Veja essa saída de Denis Navarro e Allan Khodair.
Depois que todo mundo parou, sendo Júlio Campo um dos últimos, teve suspense na volta dele, inclusive, mas o paranaense não conseguiu voltar na frente do líder, Arthur Gama. A prova seguiu com disputas por posições, mas bem tranquila. Sendo assim, Gama conseguiu conduzir o carro com perfeição. Com apenas 20 anos, o gaúcho de Porto Alegre, piloto campeão da categoria de acesso Stock Light, cruzou a linha de chegada em primeiro. Bandeirada para ele e muita comemoração e emoção nos boxes. O feito de Gama neste sábado reflete o sucesso de uma iniciativa da Vicar na chamada "escadinha". Gama tornou-se o terceiro mais jovem piloto a vencer na competição, com 20 anos, três meses e 12 dias. Na estatística, Arthur só está atrás de Felipe Fraga e Thiago Camilo. Júlio Campos foi segundo e JP Oliveira subiu no pódio em terceira. Cascavel sendo Cascavel, vencedor totalmente imprevisível.
Domingo, 7 de setembro, 203 anos de Independência do Brasil. A Stock Car resolveu fazer uma homenagem para atletas de Cascavel que tem levado a bandeira do país em competições internacionais nos últimos anos. O Nilceu, The Flash, foi um deles.
As irmãs do Karatê, campeãs mundiais, Isís e Isabella Baldin também foram reconhecidas pela conquista. Difícil até de caminhar com tantas medalhas no peito.
Pablo Jandrei, outro campeão mundial do Karatê Interestilos, se emocionou com o convite.
Arthur Jonergobbi (ciclismo), Calebe Maia (Muaythai), Gustavo Wiebbeling (Triathlon), Vagner Souza e Ana Paula Vergutz (Canoagem Velocidade) também sentiram a emoção de ouvir o hino nacional de um local bem diferente do que eles imaginavam, no grid da Stock Car, principal categoria do automobilismo do Brasil. Experiência única.
Parabéns aos atletas de Cascavel. Reconhecimento merecido. E agora vamos para a pista. A equipe Eurofarma tinha Gaetano Di Mauro largando na pole position. Enzo Elias fez o segundo melhor tempo e outro Eurofarma, Felipe Fraga, saiu em terceiro. Mas, só saiu também, porque logo na primeira curva, na entrada do bacião, veja o amarelinho assumindo a segunda posição. Foi embora o Felipe Fraga, com Gaetano líder. Tudo 100% na largada, só que logo depois teve essa escapada básica de Denis Navarro, batendo de leve do guard-rail. No meio do pelotão teve duelo do dia anterior, entre o vencedor Arthur Gama e o segundo colocado, Júlio Campos. A verdade é que disputas na Stock Car não faltam, independente de qual posição. E quando Rafa Reis rodou no meio das curvas gêmeas, um incidente mais grave só não aconteceu porque todos ali no meio da confusão mostraram porque são pilotos. O pelotão passou sem tocar no carro vermelho de número 301. Mais tarde, Rafa Reis abandonaria. A corrida principal teve intervenções de safety, que deu uma dividida nas paradas. Após os pit-stops Gaetano di Mauro e Felipe Fraga se mantiveram na frente.
César Ramos, teve problema, quebrou a roda do carro dele e parou na barreira de pneus na saída do "S" de Saúl. Mais uma vez o safety-car foi acionado e teve relargada tranquila. Faltando 10 minutos, uma leve garoa começou a cair, deixando as equipes apreensivas, mas nada que pudesse mudar a condição de pista seca. Felipe Fraga conseguiu se aproximar de Gaetano nas últimas três voltas, mas não ameaçou a vitória do companheiro de equipe. Bandeira quadriculada para Gaetano Di Mauro, em primeiro, e Felipe Fraga em segundo. Dobradinha que se repete pela segunda vez nesta temporada. Os dois chegaram juntos para o pódio e comemoraram por ali mesmo.
Di Mauro venceu pela terceira vez na temporada e a sétima na carreira na categoria. Gaetano chegou a Cascavel com 11 pontos de vantagem, mas agora é Fraga quem deixa o Paraná na ponta da tabela, com 13 tentos de frente para o paulista. Dono de grande campanha ao longo desta primeira metade do calendário, Enzo Elias marcou seu segundo pódio na temporada e finalizou em terceiro lugar. Bastante constante, o brasiliense ocupa uma posição de destaque e é também o terceiro colocado no campeonato.
Depois da etapa deste fim de semana, a Stock Car Pro Series vai para duas etapas em sequência no retorno da categoria ao Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo nos dias 27 e 28 de setembro.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642