Recebi nesta sexta-feira (08) no Programa EPC (Esporte, Política e Cidadania), a Psicanalista Bruna Gayoso. Ela é Formada em Terapia Holística e Terapia de Reprogramação Emocional.
O principal assunto em discussão foi a saúde mental masculina.
Historicamente, questões emocionais e psicológicas dos homens têm sido negligenciadas ou silenciadas por estereótipos culturais e sociais. Ainda existe a ideia de que homens devem ser "fortes o tempo todo", não demonstrar fragilidade e resolver tudo sozinhos. Esse padrão não só dificulta que eles reconheçam e expressem seus sentimentos, mas também atrasa a busca por ajuda profissional.
Estatísticas em diversos países mostram que as taxas de suicídio são significativamente mais altas entre homens, o que reforça a urgência de quebrar o tabu e criar espaços seguros para o diálogo.
Bruna reforçou a importância de tratar o assunto.
"O homem chora, tem depressão, tem ansiedade, tem crise de pânico, sofre relacionamento abusivo, assim como as mulheres... O homem deve denunciar o relacionamento abusivo também, mas ele tem vergonha".
A psicanalista também comentou sobre o caso do Ex-jogador que agrediu a namorada com mais de 60 socos em elevador, em Natal (RN).
"A agressão não acontece de uma hora para outra, provavelmente tinha histórico de ameaças. Ele teve um surto de pscicose."
Entre outros assuntos, ela falou sobre a instabilidade de relacionamentos, brigas de casais e como isso impacta diretamente nos filhos que presenciam cenas de brigas e até mesmo de agressões.
Confira a entrevista completa no vídeo:
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642