Nascido em Cascavel, o delegado Mateus Zanatta que trabalha no estado do Piauí, esteve nesta quinta-feira (24) no programa EPC da Catve, comigo, Jorge Guirado.
Superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Zanatta ganhou notoriedade nacional pelos bons resultados do Programa Protege Celular, que é protocolo para recuperação de celulares roubados, que se tornou referência no Brasil. Utilizando tecnologias como o LupaBot e o Cellguard, a iniciativa permitiu a recuperação de mais de 10 mil celulares e reduziu em 51% os roubos de aparelhos no estado entre 2022 e 2024.
Durante a entrevista, Zanatta detalhou que a posse da nota fiscal e o conhecimento do IMEI do celular são fundamentais para a segurança dos consumidores. O IMEI, que funciona como o "chassi" do aparelho, permite rastrear celulares roubados ou furtados.
Para descobrir o IMEI basta digitar *#06# e tecla ligar.
De acordo com o delegado Mateus Zanatta, quem compra um celular sem verificar sua procedência corre o risco de responder por receptação. Caso o comprador não tenha documentos que comprovem a compra de boa-fé, como a nota fiscal, ele pode ser enquadrado por receptação culposa. Já aqueles que forem intimados e não comparecerem às autoridades podem responder por receptação dolosa e serem presos em flagrante.
Confira a íntegra da entrevista.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642