Imagem: Polícia Civil do Rio Grande do Sul
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou neste sábado (4) a Operação Dose Letal, com foco na identificação e retirada de circulação de bebidas alcoólicas adulteradas. A ação foi coordenada pela Delegacia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual (DECON), ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Segundo a investigação, há suspeita de que parte das bebidas contenha metanol, substância altamente tóxica e potencialmente fatal mesmo em pequenas quantidades.
A operação teve como objetivo proteger a saúde pública. Equipes da DECON fiscalizaram pontos de distribuição de bebidas alcoólicas, com atenção especial a produtos sem procedência, com preços muito abaixo do mercado ou com indícios de falsificação em rótulos, lacres e selos fiscais.
Durante as diligências, 135 bebidas foram apreendidas, além de cigarros eletrônicos.
A Delegada Milena Simioli, titular da DECON/DEIC, destacou a gravidade da prática. "O uso de metanol em bebidas é uma prática criminosa e representa um risco real à vida. Nosso papel é garantir que o consumidor tenha segurança no que consome e que os responsáveis sejam responsabilizados com o rigor da lei", afirmou.
A Operação Dose Letal tem caráter permanente. As ações foram intensificadas devido ao aumento de casos no Brasil. Além do trabalho de repressão, a Polícia Civil atua de forma preventiva e educativa, orientando comerciantes e consumidores sobre os riscos do consumo de bebidas de origem duvidosa. Todas as informações são tratadas com sigilo.
A população pode colaborar com as investigações por meio dos canais de denúncia da Polícia Civil, do PROCON e da Vigilância Sanitária. E também denúncias podem ser feitas pelo número 0800 510 28 28.
Bruna Guzzo | Catve.com com Polícia Civil do Rio Grande do Sul
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642