Policial

O que diz família de Dom Mauro após denúncias de abusos

Número de vítimas de assédio sexual do religioso já contabiliza três pessoas, segundo a polícia


Imagem de Capa

Dom Mauro Aparecido dos Santos morreu em 2021 vítima da Covid-19. Após 4 anos da morte, veio à tona casos de abusos cometidos pelo falecido Arcebispo de Cascavel.

A história começou após a prisão do Padre Genivaldo Oliveira dos Santos, mais conhecido como Dudu, que é investigado por abuso sexual.

Durante depoimentos de supostas vítimas do religioso, Dom Mauro também foi mencionado não só como abusador, mas também por acobertar os atos cometidos por Genivaldo. Algumas vítimas teriam assinado acordos para que os casos não fossem divulgados. No documento, a pessoa declara que considera o caso encerrado, após ter informado o ocorrido aos superiores.  (Veja na imagem abaixo)


Após repercussão do caso, a família de Dom Mauro encaminhou uma nota à imprensa, a qual diz que o religioso sempre se dedicou aos mais vulneráveis, ao compromisso com a comunidade e ao serviço pastoral. "Sentimos a necessidade de preservar a memória de Dom Mauro, que dedicou décadas de sua vida ao serviço pastoral, à promoção da dignidade humana e ao cuidado com os mais vulneráveis. Sua trajetória foi marcada por gestos de fé, solidariedade e compromisso com a comunidade".

Também mencionaram que a acusação feita é grave, que confiam na verdade e pediram sensibilidade preservando a dignidade do religioso que já partiu e da família que ficou, até que os fatos sejam esclarecidos. "Pedimos a sociedade e a imprensa que tratem o tema com a sensibilidade que ele exige, evitando julgamentos precipitados e preservando a dignidade de quem sofre e de quem já partiu, até que os fatos sejam integralmente esclarecidos". 

Na sexta-feira (29) o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA) de Cascavel confirmou que o número de vítimas de assédio sexual atribuídas ao falecido bispo Dom Mauro passou de uma para três pessoas.

A atualização ocorreu após oitivas. Das 13 pessoas ouvidas, duas foram identificadas como vítimas do bispo, enquanto as demais prestaram depoimento como testemunhas ligadas ao sacerdote que está preso temporariamente.

O NUCRIA reforçou que o caso de estupro de vulnerável registrado em 2008, quando a vítima tinha 3 anos, ainda não está contabilizado entre os crimes atribuídos a Dom Mauro, pois não há elementos suficientes para confirmar a ligação.

As investigações seguem em andamento e tramitam sob sigilo, com proteção às vítimas e testemunhas.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:

FAMÍLIA DE DOM MAURO APARECIDO DOS SANTOS

A família de Dom Mauro Aparecido dos Santos, falecido em 2021 por complicações decorrentes do Covid, vem a público, com profundo respeito e dor, manifestar-se diante da acusação recentemente divulgada envolvendo seu nome.

Recebemos com consternação a notícia, conscientes da seriedade eu envolve qualquer denúncia de violência sexual. Reiteramos nosso respeito a público sua dor e acreditamos que toda a manifestação de sofrimento merece acolhida e escuta.

Ao mesmo tempo, sentimos a necessidade de preservar a memória de Dom Mauro, que dedicou décadas de sua vida ao serviço pastoral, à promoção da dignidade humana e ao cuidado com os mais vulneráveis. Sua trajetória foi marcada por gestos de fé, solidariedade e compromisso com a comunidade.

É profundamente doloroso enfrentar uma acusação tão grave contra alguém que não está mais entre nós para se defender ou esclarecer os fatos. Confiamos que a verdade, mesmo diante da impossibilidade de contraditório, será buscada com responsabilidade, prudência e respeito por todos os envolvidos.

Pedimos a sociedade e a imprensa que tratem o tema com a sensibilidade que ele exige, evitando julgamentos precipitados e preservando a dignidade de quem sofre e de quem já partiu, até que os fatos sejam integralmente esclarecidos.

A família permanece em oração, confiando na justiça divina e humana e reafirma o compromisso com a verdade e com o respeito à dor alheia.

Jacarezinho - PR

Irmãs de Dom Mauro Aparecido dos Santos e familiares.


Maria Vitória sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial