Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol-PR) divulgou uma nota pública nesta sexta-feira (12) em defesa da delegada Thais Zanatta, titular do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Cascavel.
Segundo a entidade, durante a condução de um inquérito policial sigiloso que apura crimes contra a dignidade sexual, um representante legal designado pela Cúria da Igreja Católica de Cascavel teria adotado condutas desrespeitosas no gabinete da delegada.
Diante da situação, foi necessária a intervenção de policiais civis da própria unidade, que realizaram a remoção do advogado do local. A Adepol reforçou que o gabinete de um delegado é considerado inviolável e protegido por princípios constitucionais.
Em nota, a associação afirmou manifestar "veemente insatisfação aos atos de desrespeito e violação das prerrogativas funcionais" da autoridade policial e destacou apoio irrestrito à delegada Thais Zanatta pelo trabalho realizado.
A Adepol também ressaltou que os delegados exercem funções constitucionais "essenciais para a manutenção da ordem jurídica e a garantia dos direitos fundamentais da sociedade".
Acompanhe na íntegra:
"Em Defesa das Prerrogativas da Autoridade Policial
A Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná - ADEPOL-PR, em nome de sua diretoria e de todos os seus associados, vem a público manifestar sua veemente insatisfação aos atos de desrespeito e violação das prerrogativas funcionais da Delegada de Polícia Civil Dra. Thais Zanatta, titular do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA) de Cascavel-PR.
Durante a condução de inquérito policial sigiloso envolvendo investigação criminal a respeito de crimes contra a dignidade sexual, verificaram-se condutas desrespeitosas por parte de representante legal designado pela Cúria da Igreja Católica de Cascavel, sendo necessária a intervenção de policiais civis lotados na referida Delegacia Especializada para efetuar a remoção do causídico do gabinete da autoridade policial, local inviolável, amparado por princípios constitucionais.
Reafirmamos, por meio desta, o irrestrito apoio institucional a todos os Delegados de Polícia no exercício de suas funções constitucionais, essenciais para a manutenção da ordem jurídica e a garantia dos direitos fundamentais da sociedade, e em especial à Delegada, Dra. Thais Zanatta pelo zelo e pela firmeza demonstrados no exercício de suas atribuições".
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642