Os trabalhos não param e devem ser intensificados ainda mais nas próximas horas em busca dos vestígios das vítimas da explosão em fábrica de de materiais explosivos, a Enaex Brasil, localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.
O Coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, falou sobre a atuação das equipes e que o número de militares foi aumentado diante da perspectiva de chuva na sexta-feira (15).
Conforme informado, a chuva dificultará ainda mais, já que a terra ficaria molhada e na sequência mais compactada.
As ações serão mais direcionadas ao epicentro, onde aconteceu efetivamente a explosão. Também serão empregados cães específicos para esse tipo de atividade, encontrar vítimas em óbito.
Nesta quinta-feira (14) são cerca de 30 bombeiros que atuam no local. Para maior agilidade, as polícias do Paraná trabalham em parceria com profissionais dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, além da Polícia Federal.
"Que estão fazendo esse trabalho de formiguinha, escavando, virando os poucos escombros, a terra, buscando esses vestígios", explicou o Coronel.
Ele explica que a exemplo de um acidente aéreo, os vestígios ficam soterrados. Na situação de Quatro Barras é semelhante, não só escombros, mas terra e por isso é necessário utilizar ferramentas para localizar o material.
Sobre os vestígios, o Coronel explica que o Corpo de Bombeiros encontra o material e de imediato a Polícia Científica é avisada. Existe então uma marcação específica feita com triângulos de acrílico e bandeirolas, fixada com uma numeração específica.
Na sequência ela é coletada, identificada em um invólucro e encaminhada ao laboratório para análise.
Até o início da tarde, 388 vestígios foram encontrados desde o início das buscas, 338 até a tarde de quarta-feira e mais 50 nesta manhã.
Imagens Corpo de Bombeiros
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642