Cotidiano

Céu Azul tem situação de emergência reconhecida após temporal com granizo

Reconhecimento federal permite que município solicite recursos federais


Imagem de Capa

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em Céu Azul, no Oeste do Paraná, após o forte temporal com granizo que atingiu no dia 5 de junho deste ano. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União.

Na madrugada dia 5, o município foi surpreendido por uma intensa chuva de granizo, com pedras do tamanho de ovos de galinha.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 500 residências foram danificadas, além de unidades de saúde, escolas, ginásios de esportes e o prédio da prefeitura. Mais de 3.900 imóveis ficaram sem energia elétrica, de acordo com a Copel.

No Parque Ecológico foi montada uma central de atendimento para distribuição de lonas. Todo o estoque disponível no município foi entregue, e a Defesa Civil de Cascavel foi acionada para reforçar o atendimento.

"Foi tudo muito rápido, o granizo durou em torno de três minutos, com muito vento", relatou o coordenador da Defesa Civil.

A queda de energia dificultou a comunicação e o atendimento à população em diversas regiões da cidade. As escolas permaneceram fechadas. "O município vai continuar fechado hoje para avaliarmos as condições e tentar retomar as aulas amanhã", explicou o chefe de gabinete, Ademir Martelli.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, a prefeitura de Céu Azul agora pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e assistência à população, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições para equipes de trabalho e voluntários. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Atualmente, o Paraná tem 28 reconhecimentos de situação de emergência vigentes, sendo um deles em Céu Azul, especificamente por queda de granizo.

O  município de Rio Negro, afetada pela estiagem, também obteve reconhecimento da União. A estiagem assola o município desde o dia 01 de janeiro, já afetou nascentes e poços. Algumas localidades passaram a receber por caminhão pipa água potável. 



Alexandra Oliveira | Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano