Cotidiano

Cascavel registra mais de 700 raios durante temporal e é uma das cidades mais atingidas no Paraná

Volume de chuva ultrapassou os 63 mm


Imagem de Capa

Cascavel, no Oeste do Paraná, foi uma das cidades mais atingidas pelo temporal que avançou pelo estado entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã desta quinta (5). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a cidade registrou um dos maiores volumes de chuva do período, com 63,2 milímetros acumulados até as 9h desta quinta. Além disso, foram contabilizados 743 raios do tipo nuvem-solo — número considerado alto para o tipo de tempestade registrada.

Os temporais vieram acompanhados de ventos fortes, granizo e chuvas volumosas em várias regiões paranaenses. A maior rajada de vento foi registrada em Planalto, no Sudoeste, com 86 km/h. Em outras cidades do Oeste e Sudoeste, os ventos variaram entre 60 e 70 km/h no início da manhã.

A instabilidade atmosférica também causou chuva intensa em cidades próximas a Cascavel. São Miguel do Iguaçu registrou 97,4 mm de chuva, Foz do Iguaçu teve 76,6 mm, e Francisco Beltrão, 49,1 mm. Em Coronel Vivida, além dos 64,4 mm de chuva, houve registro de granizo, assim como em Chopinzinho.

A forte atividade elétrica foi outro destaque dos temporais. Guarapuava liderou o ranking estadual, com 926 raios entre a meia-noite de quarta e 9h de quinta. Cascavel aparece em segundo lugar, seguida por Céu Azul (652), Ponta Grossa (555) e Guaraniaçu (553).

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, a previsão é de redução nas chuvas a partir de sexta-feira (6), mas os temporais devem retornar no fim de semana. "No sábado, chove mais na metade Sul do estado. No domingo, a chuva avança para a metade Norte", explica.

A previsão do Simepar indica que as temperaturas devem se manter amenas nos próximos dias, com pouca variação ao longo do dia por causa da grande cobertura de nuvens.

A situação está sendo acompanhada em tempo real por meio das 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e sensores de descargas atmosféricas do Simepar. Os dados são usados por órgãos como a Defesa Civil para ações de prevenção e resposta a eventos extremos.

As informações meteorológicas para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis no site www.simepar.br, com atualizações diárias e detalhamento por hora.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano