Cotidiano

A volta das fumaças no Paraná: qualidade do ar em Foz do Iguaçu está 'moderada'

Poluição é duas vezes maior que o estimado ideal pela OMS


Imagem de Capa

As fumaças de queimadas voltaram a tomar conta do céu de Foz do Iguaçu, no extremo Oeste do Paraná, fronteira com Paraguai e Argentina.

Essa fumaça é trazida pelo vento das queimadas de outros estado brasileiros, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e também dos países vizinhos.

Conforme o site IQair, que mede a qualidade do ar no mundo, a concentração de PM2,5 (poluição atmosférica) em Foz do Iguaçu é atualmente 2,5 vezes o valor anual de referência para a qualidade do ar da OMS (Organização Mundial da Saúde). Traduzindo os dados, a qualidade do ar é avaliada como 'moderada'.

O meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen explica que o vento carrega as partículas de queimadas de outros estados e países vizinhos para o estado. A previsão é de que a condição atmosférica, embora haja previsão de chuva, piore nos próximos dias.

A chuva é responsável por contribuir com a limpeza da poeira do céu, no entanto os ventos em baixos níveis, junto à superfície, impedem que o ambiente favorável se mantenha. Esse fator piora a qualidade do ar gradativamente até sexta-feira (20), quando as precipitações devem reverter o cenário adverso.

Redação Catve.com

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano