Momento muito crítico no Paraná. Na região Oeste não é diferente. Há dias que ao olhar para o céu é possível ver a quantidade de fumaça. (Veja a fumaça do alto pelas câmeras da CATVE)
Essa fumaça é resultado é das queimadas e dos incêndios em vegetação. Não há um dia sequer que o Corpo de Bombeiros não combata algum incêndio, nos últimos dias.
Por volta de 20h de segunda-feira (9) o fogo começou às margens da rodovia 180. O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater o incêndio em vegetação, o trabalho durou horas, as chamas mais fortes só foram controladas na madrugada.
Três caminhões de água foram utilizados. Nesta terça-feira (10), horas depois, ainda restavam alguns focos menores. Árvores e troncos ainda pegavam fogo. Os irmãos Arlindo e Benedito, encheram baldes, jogaram água e cortaram parte da vegetação mais seca com medo das chamas chegarem nas casas. Durante o incêndio a fiação elétrica derreteu e os vizinhos estão sem energia e sem internet.
Só na PR 180, o Corpo de Bombeiros detectou pelo menos 7 focos consideráveis. E como eles foram encontrados em vários pontos, os bombeiros acreditam que o incêndio foi provocado. Os focos se espalharam até Boa Vista da Aparecida.
Nos primeiros nove dias deste mês, já foram registrados em Cascavel 28 em vegetação, foram 7 no mesmo período do ano passado, o que tem sobrecarregado o trabalho do Corpo de Bombeiros. Inclusive em algumas ocorrências, as equipes demoram a chega, porque já estão combatendo algum outro incêndio.
Os incêndios florestais mudaram a paisagem das cidades. Muita fumaça é vista em várias regiões do estado. A previsão de chuva para o Oeste nos próximos dias pode ajudar um pouco a diminuir as queimadas.
Por conta de toda essa situação no Paraná, o governador Ratinho Júnior, decretou situação de emergência por conta da estiagem e também anunciou R$ 24 milhões em investimentos para o combate dos incêndios florestais. Além disso, o IAT (Instituto Água e Terra) proibiu por 90 dias queima controlada no campo de atividades nas lavouras. Essas são algumas ações emergencias necessárias até que essa situação seja controloda.
Confira mais detalhes no vídeo:
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642