Política

Paraná tem cinco cidades entre as 20 melhores do país em saneamento

Cidades têm índices acima da média nacional em água e esgoto, aponta ranking nacional


Imagem de Capa

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná é o segundo estado com mais cidades entre os 20 municípios com melhor oferta de tratamento de água e esgoto no Brasil. O dado é da 17ª edição do Ranking do Saneamento, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Trata Brasil.

Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa aparecem na lista. Juntas, representam o bom desempenho da Sanepar, empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 345 municípios paranaenses.

O levantamento leva em conta indicadores de atendimento, melhoria e eficiência dos serviços. Entre os 100 maiores municípios do país analisados, Foz do Iguaçu ocupa a 10ª posição no ranking, seguida por Ponta Grossa (13ª), Maringá (14ª), Curitiba (18ª) e Londrina (20ª).

Os índices de cobertura dessas cidades superam a média nacional. Enquanto o Brasil registra 83,1% de atendimento com água nas áreas urbanas e 77,19% em coleta de esgoto, os números no Paraná são bem mais altos. Em Londrina, por exemplo, o abastecimento chega a 97,8%, e o esgotamento, a 97,5%. Foz do Iguaçu tem 99,3% de cobertura com água tratada e 90,6% com coleta de esgoto. Já em Ponta Grossa, os índices são de 98,5% e 98,1%, respectivamente.

Maringá também se destaca com baixa perda na distribuição: apenas 23,12% da água tratada é desperdiçada — índice bem abaixo da média nacional, que é de 45,43%. Segundo a Sanepar, a cidade é monitorada em tempo real por um sistema que detecta vazamentos e permite ajustes imediatos. Em 2024, os investimentos da empresa em Maringá somam R$ 77,9 milhões.

Presente em praticamente todo o estado, a Sanepar afirma que 100% da população atendida já tem acesso à água tratada e mais de 81% têm acesso à coleta de esgoto. Todo o esgoto coletado passa por tratamento.

O diretor-presidente da companhia, Wilson Bley, afirma que o objetivo é tornar o Paraná o primeiro estado com saneamento universalizado no Brasil. Para isso, a empresa prevê investir R$ 11,8 bilhões até 2029.

O ranking divulgado neste ano já segue a nova metodologia do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (Sinisa), criado com o Novo Marco Legal do Saneamento. Foram avaliados 10 indicadores entre os 100 municípios mais populosos do país.

Além do Paraná, o ranking tem nove cidades de São Paulo, três de Minas Gerais, duas de Goiás e uma do Rio de Janeiro.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política