Portal Saúde 24h

Curitiba adere à campanha e muda regras para emissão de atestados nas UPAs

Levantamento mostra que a emissão de atestados é 2,5 vezes maior às segundas do que aos domingos


Imagem de Capa

Secretária Tatiane Filipak apresenta programa Atestado Responsável a servidores

A partir da próxima segunda-feira (27), todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba terão novas regras para a emissão de atestados médicos.

A medida faz parte da campanha "Atestado Responsável", desenvolvida pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PR) e a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS).

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o uso correto dos atestados médicos e proteger os profissionais de saúde, que frequentemente sofrem pressão para emitir o documento sem real necessidade clínica.

Por meio de banners e cartazes que serão afixados nas UPAs, os pacientes serão informados de que os atestados médicos serão fornecidos apenas em casos de internação ou quando a condição de saúde exigir afastamento do trabalho. Já as declarações de comparecimento poderão ser solicitadas na recepção após o atendimento.

Segundo o CRM-PR, a campanha busca reforçar a autonomia do médico na decisão sobre quando o atestado é realmente indicado.

Pressão às segundas-feiras

A Secretaria Municipal da Saúde identificou que as segundas-feiras concentram o maior volume de atendimentos e emissão de atestados nas UPAs de Curitiba — um possível reflexo da busca por justificativas de ausência no início da semana.

Os dados mostram que, em média, 3.333 pacientes passam pela triagem aos domingos, enquanto 5.178 são atendidos nas segundas-feiras — um aumento de 55%.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram emitidos 45.465 atestados aos domingos e 114.336 às segundas-feiras, ou seja, 2,5 vezes mais.

O levantamento também revela que o horário de pico na emissão de atestados é entre 8h e 10h da manhã, justamente o período em que começa a maioria das jornadas de trabalho. De janeiro a setembro de 2025, 915,8 mil atestados foram emitidos nas UPAs e unidades de saúde da capital, sendo 224.917 apenas nesse intervalo de duas horas.

Conscientização e responsabilidade

Com a campanha "Atestado Responsável", Curitiba busca equilibrar o direito do paciente à assistência médica com a responsabilidade ética dos profissionais de saúde.

A proposta é que o atestado volte a cumprir sua função essencial: resguardar o trabalhador apenas quando há real necessidade de afastamento.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde