A área queimada de uma pessoa é calculada principalmente pela chamada "Regra dos 9", que divide o corpo em regiões, cada uma correspondendo a 9% ou a múltiplos desse valor.
"A gente tem uma estimativa de acordo com a área corporal do percentual queimado, O tronco e o dorso representam 18% da área corporal. Os membros superiores, cada membro representa 9% e cada membro inferior representa 18% também, A cabeça na sua totalidade é de 9% e a região genital 1%", explica André Schier, diretor clínico do São Lucas Hospital Center.
Além da extensão dos ferimentos, os médicos também avaliam a profundidade das queimaduras.
"A queimadura de primeiro grau é só o eritema, é só a vermelhidão da pele, A queimadura de segundo grau é quando forma bolhas e a dor é mais intensa E a queimadura de terceiro grau quando a pele fica pardacente, esbranquiçada", detalha André.
A mãe de Juliane, Sueli, vítima de um incêndio no centro de Cascavel, sofreu queimaduras nas vias aéreas, com presença de partículas de fuligem na boca. Por isso, foi necessária a administração imediata de oxigênio.
Incêndio no Edifício João Batista Cunha, em Cascavel, deixa feridos
De acordo com o Corpo de Bombeiros, cada pessoa reage de uma forma em situações de incêndio. Algumas conseguem agir e tentar ajudar, enquanto outras ficam paralisadas. Juliane tentou resgatar a mãe e o primo, demonstrando coragem diante da situação.
Sueli Vieira dos Reis está fora da ventilação mecânica há 24 horas
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642