Seis corridas e 11 vencedores diferentes, somando as categorias A e B. A Turismo Nacional entregou tudo e mais um pouco em termos de equilíbrio, competitividade e uma infinidade de disputas na pista em jornada válida pela quinta etapa da temporada 2025, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel-PR. A pista que marcou o nascimento da categoria dos carros mais vendidos do Brasil viu grandes provas na pista de 3.058 metros.
Não teve moleza para ninguém, o tempo todo tinha pilotos brigando por posições. Também teve muitos acidentes. Nessa batalha de Wanderson Freitas e Enzo Falquete, na Corrida 1, pior pra Falquete, que bateu forte na barreira de pneus depois de passar reto na curva da vitória. Lá na frente as disputas pela liderança pegaram fogo, com trocas o tempo todo. No fim, vitória de Gabriel Moura na categoria A, com Alberto Cattucci e Alexandre Bastos logo atrás.
Na categoria B o vitória de Nico Dallag’nol, segundo lugar para Luiz Veras e terceiro para Vasco Pedro. Realizada logo em seguida, a Corrida 2 foi outra prova de disputas sensacionais, com batalhas ferozes da largada à bandeirada. Na pista, Cattucci cruzou a linha de chegada na ponta, mas teve de pagar 10s de punição por incidente com Gui Sirtoli, que terminou logo a seguir e foi declarado vencedor da corrida, seguido por Xande Bastos e João Cardoso.
Na B, o triunfo ficou com um novato na TN: Luiz Veras venceu pela primeira vez na categoria e foi seguido por Vasco Pedro e Ale Xavier. Sábado seguiu muito animado com a sequência do cronograma e outras duas corridas de alta intensidade e disputas impressionantes, com várias batalhas e esse enrosco geral, que deixou grandes prejuízos no carro de Renata Camargo e Jose Neto na Corrida 3. Depois, só duelo gigante. O maior, valendo a ponta. Alexandre Bastos foi agressivo para tentar ultrapassar João Cardoso, que foi duro também para defender a posição e terminar em primeiro. Gabriel Moura foi terceiro. Cardoso foi um dos melhores do fim de semana.
Na categoria B, Corrida 3, deu Ale Xavier, Luiz Veras e Nico Dallag’nol, nessa ordem. Agora Corrida 4, tudo bem com a largada, mas sabe como é, sempre tem aquele que gosta de passear no bacião, igual o Pablo Alves. Vasco Pedro resolveu ativar o modo emoção, atravessou na pista e acertou Sangalli. Lá na frente disputa legal pela primeira posição e João Cardoso perdeu a liderança para Alberto Cattucci. Depois disse uma pancada um pouco mais pesada. Vasco Pedro e Augusto Sangalli se tocaram e foram parar longe da pista. Por fim, vitória de Alberto Cattucci. João Cardoso foi segundo, com Gui Sirtolli/Murilo Fiori em terceiro. Na B, Vitória de Ale Xavier, Adilson Jr. em segundo e Diego Lozov/Rodrigo Gil em terceiro.
Vamos para a Corrida 5. Luiz Sena Jr saiu em primeiro. Pablo Alves foi segundo. Lutianne Soares terceiro e Pedro Burger o quarto, fechando a segunda fila, na categoria A. Na B os dianteiros eram Paulo Fernando, Caio Cunha/Domenico Largura, Renata Camargo e Augusto Sangalli. Imagem bonita demais com grid cheio. Tudo corria bem, até que o carro de Jairo Andrade apresentou problemas. Pablo Alves, que brigava pela liderança, deu uma escapada legal e levou até a publicidade para dar uma voltinha. Prejuízo grande mesmo foi para Rodrigo Gil/Diego Lozov, o carro só parou depois de bater lateralmente na barreira de pneus. E ainda conseguiu voltar para a pista, mas não continuou na corrida. E essa emoção com os carros de Enzo Falquete e Gabriel Moura? Isso que foi em um ponto com bastante espaço para os dois. Depois de algumas longas batalhas, a prova 5 chegou ao fim com Pedro Burger, em primeiro, Joao Cardoso em segundo e Luiz Sena Jr. em terceiro. Augusto Sangalli, esse do carro 88, venceu na categoria B. Adilson Junior subiu no pódio em segundo e Caio Cunha foi terceiro.
Com pista bastante úmida, o último ato no domingo foi de êxito para o líder do campeonato na categoria A, Alexandre Bastos, que largou em sexto. Renzo Zambolini saiu em primeiro. Luís Fernando Dondoni segundo. Guilherme Sirtoli terceiro. Gabriel Moura. No começo da prova, Beto Pontes sofreu um acidente, o que provocou o acionamento da bandeira vermelha. Consciente após a batida, o piloto foi encaminhado para exames complementares. O Cascavelense Gui Sirtoli chegou a liderar a corrida por um bom tempo. Foi uma prova espetacular demais. E quando Ale Bastos conseguiu chegar em Sirtoli, ficou melhor ainda. Mas, o piloto da casa não resistiu à pressão. Alexandre Bastos levou mais uma no fim de semana. Gui Sirtoli foi segundo lugar e João Cardoso ainda beslicou um terceiro, também tendo um bom desempenho no fim de semana.
A B viu a coroação de mais um novo vencedor na Turismo Nacional. Filho de Pablo Alves, o jovem Gui Alves, de apenas 16 anos, terminou na frente, em sequência com outro piloto da nova geração, Pietro Nalesso, de 15, após disputa que durou até a última volta. Adilson Jr. voltou ao pódio com o terceiro lugar no fim da tarde. A categoria dos carros mais vendidos do Brasil volta a acelerar em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nos dias 25 e 26 de outubro.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642