A primeira etapa Endurance da temporada 2025 da Turismo Nacional teve vitória de Alexandre Bastos e Eduardo Berlanda.
Em prova iniciada pela manhã e finalizada no início da tarde no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), a dupla de pilotos catarinenses protagonizou a maior parte das ações ao longo de pouco mais de três horas de prova para triunfar na primeira corrida de longa duração na categoria dos carros mais vendidos do Brasil neste ano.
Claro, foi uma prova também de muitas batalhas emocionantes por posição e também de incidentes, sobretudo nos primeiros noventa minutos de ação em Cascavel.
E foi uma verdadeira jornada de resistência para o novo pacote técnico entregue aos pilotos e equipes da Turismo Nacional.
Os carros da categoria passam a contar, a partir de 2025, com novos câmbios de competição e pneus.
O conjunto entregou estabilidade, maior velocidade, confiabilidade e desempenho em Cascavel, circuito bastante exigente em razão das suas características únicas. Dos 36 carros inscritos para a etapa, 34 estavam no grid.
No fim das contas, prevaleceu o melhor desempenho da dupla formada por Xande Bastos e Dudu Berlanda, que ajudou a levar o Yaris a cruzar a linha de chegada na primeira colocação na tarde deste sábado.
Outro destaque: 34 foi a posição de início da dupla formada por Augusto Sangalli e o convidado Bernardo Cardoso em razão de problemas enfrentados na classificação da última sexta-feira. Com dois grandes talentos, a tripulação encaixou forte ritmo de corrida e escalou o pelotão com enorme propriedade para terminar com um segundo lugar com sabor de vitória.
A terceira colocação em Cascavel ficou com os experientes Alberto Cattucci e seu convidado, o maior vencedor e campeão da Turismo Nacional, Juninho Berlanda, hoje na Stock Light. O duo chegou a liderar muitas voltas de prova, sobretudo entre as janelas de pit-stop, e concluiu a prova no top-3 com o Chevrolet New Onix após ter largado da quarta posição.
No domingo (25), a Turismo Nacional voltou a emocionar o público presente no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. Foram duas corridas Sprint (18 minutos + 1 volta). Na primeira bateria, Alexandre Bastos e João Cardoso formaram a primeira fila, primeiro e segundo, respectivamente. Murilo Fiore e Augusto Sangalli saíram logo atrás.
Foi uma prova de muitos pegas, poucos incidentes e bastantes ultrapassagens, com trocas de posição. Na última volta, a briga foi boa pela segunda posição, porque na frente Alexandre Bastos deu mais uma aula de pilotagem e venceu a Corrida 1 com folga. Na categoria B, triunfo de Augusto Sangalli.
Na Corrida 2, com largada lançada, carros em movimento, a ordem do grid foi a mesma da chegada. Alexandre Bastos teve que segurar a pressão de João Cardoso. Mas, enquanto isso, Wanderson Freitas aproveitou para fazer uma grande ultrapassagem, passando os líderes por fora no bacião para assumir a dianteira.
No meio do pelotão, Pablo Alves foi tocado por Gabriel Moura e bateu na entrada do "S".
Fim da linha para o carro de número 33. Moura chegou a sair da pista, mas, sem grandes avarias no carro, voltou para a prova. Bastou tentou recuperar a liderança e os concorrentes chegaram juntos para completar a primeira volta, mas Freitas segurou a pressão e se manteve em primeiro.
O Safety Car entrou na pista e ficou três voltas. Na relargada, Freitas pisou fundo e não foi ameaçado por Alexandre Bastos, que veio trazendo logo atrás Murilo Fiori.
Luiz Veras deu uma passeada na grama na reta de chegada e voltou rápido, bem na frente de Guilherme Sírtoli, único cascavelense no grid.
Lá na frente, Freitas, Bastos e Fiori mantinham-se colados, com diferença entre os carros só no "visual". João Cardoso aproveitou para se aproximar da briga.
Restando cinco minutos para o fim, Alexandre Bastos assumiu a liderança novamente e trouxe Murilo Fiori em segundo, deixando Wanderson Freitas em terceiro.
Logo depois, Freitas deu o troco em Fiori e recuperou a vice-liderança. E até o fim, nada mais mudou.
Alexandre Bastos recebeu a quadriculada em primeiro. Wanderson Freitas foi segundo e Murilo Fiori o terceiro. Bastos venceu as três provas da Turismo Nacional no fim de semana
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642