Imagem: Guia SMI
Uma mulher foi detida pela Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu na manhã deste domingo (07) ao ser flagrada transportando produtos contrabandeados, entre eles canetas emagrecedoras, medicamentos e celulares. A abordagem ocorreu após denúncias anônimas no ponto de partida do transporte público utilizado por pacientes que seguem para Curitiba.
Os guardas encontraram os produtos dentro de bagagens, caracterizando transporte de mercadorias ilegais em carro do serviço público. A mulher foi encaminhada à delegacia e pode responder por contrabando, fraude e uso indevido de transporte público destinado a pacientes.
O secretário de Segurança de São Miguel do Iguaçu, Ricardo Magagnin, informou que a Guarda Municipal vai intensificar as fiscalizações, principalmente nos veículos que transportam pacientes para outras cidades. Ele acrescentou que algumas pessoas estão aproveitando o fluxo diário desse transporte para movimentar mercadorias ilegais, colocando em risco a segurança do serviço e descumprindo a lei.
Magagnin destacou: "Vamos intensificar as buscas e monitoramentos. O transporte público é um serviço essencial para quem precisa de saúde, e não pode ser utilizado para fins ilícitos."

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou resoluções que proíbem a fabricação, distribuição, importação (inclusive por pessoas físicas), comercialização, propaganda e uso de alguns medicamentos agonistas da GLP-1, conhecidos popularmente como "canetas emagrecedoras".
A apreensão de canetas emagrecedoras tem sido frequente no Paraná, principalmente em regiões de fronteira. Segundo a Receita Federal, o transporte e a comercialização desses produtos configuram crime de descaminho e descumprem normas sanitárias.
O delegado Antônio Carlos de Almeida, da Receita Federal de Cascavel, afirmou que "Já apreendemos, neste ano de 2025, uma quantia expressiva. Já temos mais de um milhão e duzentos mil reais apreendidos em medicamentos, com destaque para esses produtos, essas canetas emagrecedoras."
Entre as apreensões registradas, foram 276 frascos escondidos em uma panela elétrica no meio de encomendas aéreas no aeroporto de Foz do Iguaçu, com destino a Aracaju. No aeroporto de Cascavel, canetas de emagrecimento foram encontradas em malas e até nos corpos de passageiros.
Na Ponte da Amizade, mil frascos de canetas emagrecedoras sem a substância foram apreendidos com um chileno que portava documentação argentina.


Imagens: Guia SMI
Bruna Guzzo | Catve.com com Guia SMI
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642