Policial

Paraná amplia medidas de proteção a mulheres com tecnologia e campanhas educativas

Coronel Hudson, anunciou em Londrina distribuição de celulares com alerta e monitoramento para vítimas


Imagem de Capa

O governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (22), em Londrina, novas ações para ampliar a proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, detalhou o início da entrega de celulares com sistema de monitoramento, que permitirão às vítimas acompanhar a localização dos agressores que usam tornozeleira eletrônica, além de contatar a polícia em situações de emergência.

"Esses aparelhos serão destinados a mulheres que já têm medida protetiva e cujos companheiros são monitorados eletronicamente. Assim, elas poderão saber onde o agressor está, em tempo real, e acionar a polícia com rapidez se houver risco", explicou o coronel Hudson. Segundo ele, caberá à Justiça definir quem terá acesso aos dispositivos.

A iniciativa faz parte da campanha "Mulher Segura", que também ganhou reforço na cidade com a distribuição de cartazes informativos dentro dos ônibus do transporte coletivo. Os materiais incluem um QR Code que leva diretamente às ferramentas de segurança e orientações sobre como agir em caso de ameaça.

"É uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Colocamos as informações nos ônibus em Londrina e vamos expandir para todo o estado. A ideia é facilitar o acesso das mulheres aos recursos de proteção e informação", afirmou o secretário.

Questionado sobre os recentes casos de feminicídio registrados no Paraná, o coronel lamentou os episódios, mas reforçou que o Estado tem trabalhado para reduzir a violência de gênero.

"Tivemos e lamentamos o ocorrido, mas seguimos empenhados em proteger as mulheres e em reduzir esses índices com ações concretas e integradas", disse.

A campanha "Mulher Segura" já é desenvolvida em várias regiões do estado e tem como foco a prevenção, o acolhimento e a resposta rápida às situações de violência doméstica.




Acompanhe Londrina ao vivo pelo portal CATVE

Quer saber como está o tempo ou o movimento em Londrina agora? No portal CATVE, você pode assistir imagens ao vivo da cidade em tempo real. É uma forma prática de acompanhar as condições climáticas, o trânsito e a rotina de um dos principais municípios do Paraná. Acesse e fique por dentro!

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial