Catve
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (16) uma operação em Foz do Iguaçu com foco em desarticular uma quadrilha envolvida no envio de drogas por meio de aeroportos brasileiros. O grupo utilizava passageiros contratados, conhecidos como "mulas", para despachar malas carregadas com entorpecentes.
Foram quatro ordens judiciais expedidas: três de prisão preventiva e uma de busca e apreensão a serem cumpridas em Foz do Iguaçu (PR) e São Luís (MA). Uma pessoa foi presa no Maranhão — apontada como chefe da organização criminosa —, mas os dois alvos em Foz do Iguaçu não foram localizados e são considerados foragidos da Justiça.
Imagens divulgadas pela PF mostram uma mulher chegando a uma kitnet em Foz do Iguaçu sem bagagem. Pouco depois, ela sai do imóvel carregando duas malas recheadas de drogas, com destino ao Aeroporto Internacional da cidade. A mulher foi presa em flagrante.
A partir desse flagrante, a polícia aprofundou as investigações e descobriu que outras 11 pessoas já haviam sido presas utilizando o mesmo modus operandi. No total, a operação resultou na apreensão de cerca de meia tonelada de maconha.
Segundo o delegado Filipe Andrade, o grupo alugava imóveis em Foz onde as drogas eram escondidas dentro das malas.
"Aqui, eles alugavam imóveis onde pessoas preparavam, escondiam essas drogas dentro de malas, e então contratavam mulas e compravam passagens para elas para diversos destinos aqui no Brasil. E essas pessoas iam ao aeroporto, despachavam as bagagens e então seguiam viagem", disse.
Alguns suspeitos foram presos ainda em Foz do Iguaçu, antes de embarcar, enquanto outros foram interceptados em aeroportos do Maranhão, Rio de Janeiro e Ceará, já com a carga em mãos, prontos para realizar a entrega.
Confira as informações disponíveis no vídeo acima.
Reportagem Renan Gouvêa | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642