Policial

Cascavel em Luto reage contra crimes e ameaças envolvendo andarilhos

De 5 de fevereiro a 30 de março foram mais de 4.300 abordagens


Imagem de Capa

Catve

As situações de ameaças envolvendo moradores em situação de rua ganharam destaque nos últimos dias em Cascavel. E o tema ganhando destaque de ações realizadas pela Guarda Municipal e também pela Guarda Civil Patrimonial.

No fim de semana na Avenida Carlos Gomes um homem pegou um pedaço de madeira e começou a bater em um veículo, que foi danificado. Uma pessoa saiu de dentro do estabelecimento e acabou utilizando uma banqueta para agredir o acusado. Depois a Polícia Militar foi acionada, ele foi detido e encaminhado para cuidados médicos e depois levado para a Delegacia Cidadã.

Outra situação, foi atendida por agentes da Transitar. Começou na Avenida Brasil e a pessoa correu até a rua Paraná. A pessoas em situação de rua estava ameaçando pedestres, utilizando pavers, pedaços de calçada. Os agentes conseguiram imobilizar a pessoa até a chegada da Polícia Militar, que também depois encaminhou para o atendimento médico e para a delegacia.

Na manhã desta segunda-feira (31), a Secretaria de Segurança Pública realizou uma apresentação em relação a uma operação chamada Blindagem, que começou em fevereiro e já foi encerrada. A operação mostra que 86% das pessoas em situação de rua possuem algum tipo de indicativo criminal.

De 5 de fevereiro até 30 de março foram mais de 4.300 abordagens, 112 prisões, mais de mil objetos perfurantes apreendidos, 25 veículos recuperados e 1.141 cachimbos. Durante a apresentação do balanço, foram mostrados vários objetos cortantes e objetos que não parecem que ser perigosos, mas que as pessoas usam para a criminalidade.

Para tentam reverter esse quadro o município adotou a prática da retaliação.

Segundo o Secretário de Segurança Pública de Cascavel, Coronel Lee, um morador em situação de rua pode "ganhar" até R$ 8 mil por mês pedindo esmola.

Um salário maior que a média de muitos trabalhadores.

Lee comenta que a população apoia as forças de segurança. Inclusive,  pessoas tem se manifestado em relação às situações dos últimos dias. Na região central da cidade, os moradores de um edifício da rua Pernambuco se manifestaram com uma placa de "Cascavel em luto", acompanhada de uma grande faixa preta.

QUEM ACIONAR? 

Para oferecer realmente uma chance de mudar de vida, a Prefeitura de Cascavel encabeça a campanha "Sua esmola não ajuda, acione a Abordagem Social". A ação de caráter educativo visa sensibilizar a comunidade a ajudar sem dar dinheiro, mas acionando o serviço da Abordagem Social, que atende em regime de plantão das 7h às 0h, pelo telefone (45) 98431-6376. Os moradores também sempre podem contar com o apoio da Guarda Municipal pelo telefone 153.


Reportagem por Patrícia Cabral | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial