Catve
Segundo dia do Show Rural, e o Parque Tecnológico segue movimentado. No primeiro dia foram mais de 56 mil pessoas visitando a feira. E nesta terça-feira (11), o Secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, marcou presença no evento.
O Secretário comentou sobre uma reunião que será realizada na tarde desta terça-feira, para falar sobre a Ferroeste. Segundo ele, no evento ele pode ouvir muito o que o setor tem a dizer: "Teremos uma reunião importante com as cooperativas, com o setor produtivo, com a Fiep, para tratar da nova Ferroeste, que foi autorizada pela Assembleia Legislativa, a privatização". Ele explicou que eles vão ter que discutir um modelo, e disse que eles precisam apresentar um plano de expansão ferroviária para poder escoar toda a produção do Paraná.
Segundo Guto, as cooperativas do Paraná dobram em tamanho a cada quatro anos, e com isso tem mais volume de carga e mais movimentação de produtos. "Então nós precisamos de mais rodovias, mais ferrovias, contorno, precisamos de habitação onde tem os frigoríficos, precisamos de gás, energia elétrica... E tudo isso está sendo pensado e a gente tem essa possibilidade de poder calibrar o orçamento do estado, com as demandas do setor", completou.
Ele também comentou sobre os dispositivos que o estado estuda para garantir que, de fato, seja um serviço de qualidade, e que o produtor possa contar com a novidade da privatização. "Esse é o maior desafio que nós estamos estudando, conversando e ouvindo todos os setores, porque nós queremos uma ferrovia competitiva, não adianta ser uma ferrovia com preço que não vale a pena transportar". O secretário reforçou que ferrovia precisa de muito investimento e, por isso, são projetos de longo prazo. Por isso, é preciso organizar a demanda das cooperativas e do setor produtivo para escoamento. E também é preciso trazer grandes bancos e fundos de investimentos, para poder aportar esse recurso. "A Ferroeste é estratégica, para fora, o escoamento do porto, mas também para dentro, para trazer insumos baratos para essa indústria continuar gerando valor", finalizou.
Confira a matéria completa no vídeo:
JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642