Centenas de pessoas participaram da missa em Ação de Graças, que marcou o início da 37ª edição do Show Rural Coopavel.
A manhã ensolarada e com temperaturas em elevação proporcionaram dia agradável para aproveitar no Parque Tecnológico.
O arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, celebrou a Santa Missa e passou o momento da Palavra para o Padre Rogélio José Pimentel.
Durante a reflexão, foi repassada aos fiéis uma palavra de conforto e de orientação. O embasamento da Mensagem foi em Evangelho Segundo Lucas 5, 1-11.
1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca". 5 Simão respondeu: "Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes". 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: "Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens". 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Em entrevista à CATVE, padre Rogélio José Pimentel, informou que a celebração pedindo as bençãos de Deus sobre a 37ª edição do evento e também para os participantes.
"Hoje celebramos o 5º domingo do tempo comum e como nós estamos neste evento agrário, agropecuário que é para a produção de alimentos, a Santa Missa se utiliza dos alimentos que o povo produz, que o agricultor produz. Por isso a apresentação dos frutos da terra e do trabalho humano", explicou
Katia de Cascavel, disse que gosta de ir até o parque tecnológico com a família. Ela foi preparada com chapéu, garrafa de água, para ver as novidades.
Já a dona Cleide disse à reportagem que não perde uma edição do Show Rural Coopavel e que gosta de tudo que é apresentado na feira.
Capitão Melo da 15ª Brigada da Infantaria Mecanizada de Cascavel falou sobre a importância do evento, além de aprender e aplicar a tecnologia na defesa. Uma comitiva do Exército Brasileiro estará no evento para conhecer novas tecnologias e automação.
"A gente utiliza aqui tanto para base logística como para a área de treinamento. Para quem não sabe, o Show Rural começou com o apoio do Exército, com as tendas do Exército na sua primeira feita e hoje tem tudo isso daqui para a nossa comunidade", afirmou
O presidente da Câmera de Cascavel, o vereador Tiago Almeida, comentou que o Show Rural representa a cidade em todo o brasil e também para o mundo
"Aqui as tecnologias, tudo que vem acontecendo, o que vem trazendo, é primeiro mundo. Então isso vai fazer a diferença para o agricultor e também para a tecnologia do Brasil afora", disse Tiago.
O prefeito de Cascavel, Renato Silva, falou que a feira demonstra o amor de Deus a todos e a inteligência para que possamos produzir mais.
"Essa feira é inovação, tecnologia, conhecimento e a grandeza dos negócios que geram desenvolvimento, riqueza para que os homens e mulheres produzam mais. O mundo precisa de alimentação e essa feira fala tudo isso. O nome já diz tudo SHOW", explicou Renato Silva.
Ao final da Missa, o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, enfatizou que a Missa de Ação de Graças é para dar início ao evento e que não há outra solenidade.
"E essa missa também serve para agradecer a Deus pela vida, pedir ao Espírito Santo que nos ilumine no trabalho e que nos dê força também".
Ele também agradeceu a atenção de Dom Adelar Baruffi para manter a tradição da feira.
"O senhor se prontificou para seguir uma tradição da Santa Igreja Católica, de vir ao Show Rural como ponto mais forte, com a presença da igreja e para uma reflexão que este evento sirva de inspiração e norte para que tenhamos a presença de Deus em todos os momento e que faça-se a vontade de Deus, do Criador no uso da tecnologia dentro de um ambiente de fortalecimento da produção, sem agressividade ao meio ambiente e preservando também a integridade das pessoas e da sociedade".
Dilvo também estendeu cumprimentos ao empresário Assis Gurgacz por toda a colaboração e também por ceder terras para aumentar a capacidade do evento.
"É um gesto da sociedade, através do empresário Assis Gurgacz, em nome dele quero expressar a minha gratidão à sociedade, à todas as pessoas de que uma maneira ou de outra contribuem e fazem esse evento", afirmou.
Assis Gurgcz que participa da missa de abertura do Show Rural Coopavel, falou sobre a oportunidade de poder ajudar.
"Sem dúvida. É um evento que hoje vai ficar marcado na história de todos aqueles que iniciaram e continuam participando."
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642