Imagem: Corpo de Bombeiros
O incêndio que atingiu um reator da Subestação Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta terça-feira (14), provocou a interrupção do fornecimento de energia para cerca de 76 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. A maior parte, 42 mil, fica na região Norte do estado.
Segundo relato da Aspirante-a-Oficial do Corpo de Bombeiros Aline Pacheco Aguirre, o fogo começou aproximadamente duas horas antes da chegada da equipe, e inicialmente houve necessidade de manter distância devido às linhas de transmissão energizadas próximas ao reator. O calor gerado causou danos a algumas estruturas, e o derramamento do óleo do reator provocou pequenos focos de incêndio que foram rapidamente controlados.
"Havia compartimentação entre os reatores, o que restringiu a propagação do incêndio, tornando o cenário mais controlado. Os técnicos da empresa conseguiram desativar a rede por volta das 03h56, horário em que iniciamos o combate direto", explicou a bombeiro. Foram utilizados 4.500 litros de água e 140 litros de LGE para resfriar o tanque, que continha cerca de 80 mil litros de óleo isolante.
A Copel informou que nenhum equipamento da própria empresa ou de outras instaladas na subestação foi danificado. O desligamento das unidades consumidoras ocorreu devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional para proteger a rede. O fornecimento foi gradualmente restabelecido às 1h01, após controle da situação.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642