Cotidiano

Após apagão, ministro diz que problema foi pontual e não há risco de desabastecimento no país

Subestação de Bateias, em Campo Largo, no Paraná, pegou fogo e interrompeu fluxo de energia


Imagem de Capa

Imagem: Corpo de Bombeiros

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o incêndio na Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi o responsável pelo apagão que atingiu diversas regiões do país na madrugada desta terça-feira (14).

Segundo o ministro, o evento foi pontual e não há risco de desabastecimento. "Não é falta de energia no país. É um problema na infraestrutura que transmite energia", afirmou Silveira.


O incêndio atingiu um dos reatores da unidade, provocando o desligamento completo da subestação e interrompendo o fluxo de energia entre as regiões Sul e Sudeste. A energia foi restabelecida em cerca de uma hora e meia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a ocorrência começou por volta das 0h32 e interrompeu aproximadamente 10 mil megawatts (MW) de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), afetando os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O fornecimento foi recomposto gradualmente, e o ONS informou que o sistema voltou ao normal em até duas horas e meia após o início da ocorrência. Uma análise técnica preliminar sobre o incidente deve ser apresentada até sexta-feira (17).


Fotos bombeiros 


Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano