O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado nesta quarta-feira (16) no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o anúncio de novos investimentos e a apresentação de programas voltados à segurança alimentar e ao fortalecimento da agricultura familiar no Paraná.
Entre os programas destacados estão o Copera Paraná e o Compra Direta Paraná, que garantem o fornecimento de alimentos para políticas públicas sociais, além do Banco de Alimentos Comida Boa, iniciativa que reaproveita alimentos antes descartados.
"Temos o programa Banco de Alimentos Comida Boa, que funciona na Ceasa, com cerca de 600 toneladas por mês que antes eram jogadas fora. Hoje, todo esse alimento é industrializado e destinado a asilos, creches, orfanatos e hospitais", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
O Paraná é referência nacional na produção e exportação de alimentos, atendendo mais de 200 países, e também na aquisição de produtos da agricultura familiar.
"A compra direta do agricultor é para a merenda escolar. Além de garantir segurança alimentar para os alunos, que recebem três refeições por período, também fomenta a economia do pequeno produtor, que passa a ter a venda garantida para a Secretaria da Educação", destacou o governador.
Durante a cerimônia, o governo estadual anunciou R$ 1,5 bilhão em investimentos destinados a 397 municípios. Parte dos recursos será aplicada na compra de 2.400 máquinas agrícolas, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura rural e reduzir custos de produção.
"Todos os municípios já contam com patrulhas rurais, mas agora o governo ampliou o apoio com novos equipamentos. Essa estrutura ajuda a reduzir o custo de produção, facilita o escoamento da safra e melhora as estradas por onde passam os ônibus escolares e os insumos agrícolas", explicou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642