Um bebê de 29 dias foi salvo após se engasgar com leite materno em Telêmaco Borba, na noite de terça-feira (19). A vítima já estava com rebaixamento de consciência.
Toda a ação foi registrada por câmera de segurança. A mãe chegou com o filho no 26º Batalhão de Polícia Militar desesperada e com o pequeno nos braços.
O Soldado Silas, que estava de serviço no momento, rapidamente assumiu o atendimento e aplicou a manobra de Heimlich adaptada para lactentes.
Graças à ação imediata e técnica, o bebê conseguiu desobstruir as vias respiratórias e voltou a respirar normalmente, recuperando-se ainda no local.
Em seguida, a mãe e o bebê foram encaminhados à UPA de Telêmaco Borba para avaliação médica. O bebê se encontra bem, com saúde, e foi liberado logo em seguida.
Na manhã de quarta-feira (20), o Soldado Silas visitou o bebê e sua mãe, que demonstrou gratidão pelo salvamento do filho.
O episódio reforça a importância do treinamento constante dos policiais militares, que, além do combate à criminalidade, estão preparados para salvar vidas em situações de emergência.
OUTRO CASO
Recém-nascido de cerca de 40 dias foi salvo por profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná, na noite de segunda-feira (11), após sofrer obstrução das vias aéreas causada por leite.
Por volta das 22h, o bebê chegou à unidade e, ainda no corredor, a equipe de enfermagem realizou a manobra de desobstrução, encaminhando-o em seguida para a sala de emergência.
Câmeras de segurança registraram o momento da ação. Após o procedimento, o bebê permaneceu em observação e o quadro de saúde se estabilizou.
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642