Imagem Reprodução
As ações para tentar localizar a onça-parda em Cascavel, no Oeste do Paraná, seguem nesta terça-feira (19). Hoje atuam equipe do IAT (Instituto Água e Terra), com apoio do Zoológico de Cascavel e Helicóptero Falcão do BPMOA (Batalhão de Operações Aéreas).
Conforme informado, ao longo do dia serão instaladas armadilhas fotográficas para verificar se a onça permanece no local, ou apenas estava de passagem. Também será feita uma avaliação da área em busca de vestígios e contato com a comunidade para prestar orientações e distribuir cartilhas orientativas.
Caso o animal seja avistado, é importante entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193. A orientação é não se colocar e se abrigar em local seguro.
TRABALHOS REALIZADOS NA SEGUNDA-FEIRA (18)
As ações tiveram início às 8h na área onde o felino foi avistado pela última vez. Os trabalhos se estenderam ao longo do dia com auxílio do Corpo de Bombeiros por terra e durante a tarde com apoio do Falcão do BPMOA com câmera de infravermelho no espaço aéreo até por volta das 19h.
Equipes do IAT, do Zoológico de Cascavel estiveram no corredor ecológico com dados tranquilizantes, caso a onça-parda fosse encontrada.
Durante o percurso, foram avistados capivaras, quatis, gambás, mas não encontraram o felino de grande porte.
CARTILHA DE MANEJO
O IAT divulgou uma cartilha de manejo de boas práticas para propriedades rurais. São orientações sobre o que fazer no imóvel onde mora e também como lidar com as criações.
Entre as orientações estão: Deixar luzes de fora acesas durante a noite, manter cachorros grandes no terreno, evitar andar sozinho e não deixar crianças desacompanhadas.
Já com relação as criações, prender os animais em currais e apriscos durante a noite, manter animais mais velhos e bravos no rebanho, manter fêmeas prenhas em locais protegidos, instalar cercas elétricas em locais de criação de rebanhos, além de outras ações.
Confira a cartilha completa clicando AQUI.
APARIÇÃO DA ONÇA-PINTADA EM CASCAVEL
Os vídeos com o flagrante da onça-parda em Cascavel começaram a circular na manhã de segunda-feira (18).
Um dos locais onde ela foi avistada foi na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Ela estava descansando no saguão do refeitório, quando se assustou com a chegada de um funcionário e fugiu.
Nas imagens é possível ver o momento que o homem dá de cara com o felino, que corre em busca de uma saída.
Outro vídeo mostra em área aberta durante o dia, tentando entrar em área de mata, mas não consegue. Ao perceber a presença de um veículo ela torna fugir.
Buscas foram realizadas, mas até o momento, o animal de grande porte não foi encontrado.
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642