Cotidiano

Pela primeira vez, câmera filma rara ave de rapina Uiraçu

Imponente e ameaçada de extinção, a espécie foi filmada no parque Nacional do Iguaçu


Imagem de Capa

Pela primeira vez, uma câmera do Projeto Onças do Iguaçu filmou um Uiraçu (Morphnus guianensis) no Parque Nacional do Iguaçu. Essa ave de rapina, uma das mais raras e imponentes das Américas, está ameaçada de extinção.

As câmeras instaladas pelo projeto monitoram a fauna do parque 24 horas por dia e registraram o momento em que o uiraçu desceu ao chão da floresta. A equipe do projeto ficou surpresa, já que avistamentos da espécie são muito raros, principalmente no Sul do Brasil.

Embora esta seja a primeira filmagem da ave no parque, já existia um registro fotográfico feito em 2022, quando a ave foi flagrada caçando um gambá, informação que foi publicada em uma revista científica.

Para Yara Barros, coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu, o registro é uma prova da boa qualidade ambiental do parque: "O uiraçu é um predador no topo da cadeia alimentar e precisa de áreas grandes e preservadas para sobreviver. O Parque Nacional do Iguaçu é um refúgio seguro para a vida selvagem."

Outros especialistas reforçam a importância do achado. Tânia Sanaiotti, que estuda a espécie há quase 30 anos, acredita que existem pelo menos dois casais vivendo no parque, o que indica uma população estável. O ornitólogo Pedro Scherer Neto destaca que o uiraçu habita florestas densas e bem conservadas, e que avistá-lo é muito difícil.

José Ulisses dos Santos, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, comemora a notícia: "Esse registro é motivo de orgulho e mostra o valor da proteção ambiental que temos feito ao longo dos anos."

Esse registro reforça a importância de conservar o Parque Nacional do Iguaçu para garantir a sobrevivência de espécies raras e preservar a biodiversidade da região.



Imagens: Projeto Onças do Iguaçu

Bruna Guzzo | Catve.com Projeto Onças do Iguaçu

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano