Cotidiano

Justiça afasta vereadores de Toledo por suspeita de corrupção

Investigação aponta pedido de propina de R$ 300 mil em troca de aprovação de projeto


Imagem de Capa

Na esquerda Valdomiro Bozó e na direita Dudu Barbosa

Imagens: Câmara de Vereadores de Toledo

Os vereadores de Toledo, Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), foram afastados do cargo por decisão da Justiça, após pedido do Ministério Público do Paraná. Eles são investigados por corrupção passiva e teriam solicitado R$ 300 mil de uma empresa do ramo de energia renovável para aprovar um projeto de lei.

Segundo a 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, os parlamentares teriam feito o pedido ilícito no dia 31 de outubro de 2024. A empresa negociava com o município a instalação de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, na região da Estrada da Usina. O projeto de lei objeto da negociação previa a regularização da servidão administrativa para passagem de tubulações.

A decisão judicial é da 1ª Vara Criminal de Toledo, foi expedida no dia 2 de agosto e determina o afastamento por 180 dias. A denúncia contra os dois vereadores já foi recebida e o processo tramita sob sigilo.

Em nota, a Câmara Municipal informou que recebeu a decisão judicial e cumpriu a determinação nesta terça-feira (5), ressaltando compromisso com a transparência, a legalidade e o interesse público.

Confira a nota na íntegra: 

"A Câmara Municipal informa que recebeu uma decisão judicial da 1ª Vara Criminal da Comarca de Toledo determinando a suspensão do mandato de dois parlamentares por 180 dias.

A Presidência da Casa tomou as providências legais e regimentais necessárias para o cumprimento da decisão, nesta terça-feira (08), com total respeito às determinações judiciais que tramita em segredo de justiça.

A Câmara reforça seu compromisso com a transparência, a legalidade, o devido processo legal e o interesse público, com foco em manter a sua atuação pautada na ética e na responsabilidade institucional.

O Poder Legislativo permanece à disposição da sociedade e do Poder Judiciário para os esclarecimentos necessários".

O Catve.com entrou em contato com os vereadores, mas até o momento não obteve retorno. 

Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano