Cotidiano

Cascavel credencia nova casa terapêutica para dependentes químicos

Com a inclusão da unidade em Palotina, município passa a contar com seis estruturas de apoio e reabilitação


Imagem de Capa

Cascavel anunciou o credenciamento de mais uma Casa Terapêutica para atendimento de dependentes químicos. A nova unidade está localizada em Palotina e amplia para seis o total de estruturas disponíveis na rede, incluindo casas de apoio e clínica especializada.

De acordo com a Secretaria de Cidadania, Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (SESD), atualmente 80 pessoas são atendidas no município: 60 em casas terapêuticas e 20 em uma clínica especializada, voltada principalmente para casos críticos e internações involuntárias.

"As casas terapêuticas já credenciadas recebem acolhimentos voluntários, enquanto a clínica especializada funciona de forma mais direcionada, semelhante a um hospital, para situações graves. A maior parte dos encaminhamentos para a clínica é para internações involuntárias", explicou o secretário da pasta, Marcelo da Silva.

Das cinco casas em funcionamento, três estão em Cascavel, uma em Terra Roxa (voltada para homens) e outra em Campo Mourão (exclusiva para mulheres). Agora, a nova unidade em Palotina passa por avaliação técnica e vistoria de estrutura antes de receber oficialmente os acolhimentos.

Segundo o secretário, o recurso anual destinado ao serviço é de quase R$ 1,5 milhão. O acesso é gratuito e aberto à população. "A porta de entrada sempre é a unidade básica de saúde. O médico ou o assistente social avaliam cada caso e fazem o encaminhamento para o tratamento", destacou Marcelo.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Caio Vasques | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano