Cascavel já é conhecida pela força dos ventos, mas em agosto as rajadas ficam ainda mais intensas. Nas ruas, é possível perceber o movimento das árvores, as bandeiras tremulando e o ar mais seco característico desta época do ano.
Segundo especialistas, o clima mais seco favorece a intensificação do vento. Para os moradores, a sensação é de que o mês traz mudanças bruscas.
"Ninguém sara, né? A gente fica gripado, entra agosto e esse vento não para. O frio está muito longo, com certeza atrapalha bastante", relatou Djanira Evangelista, cozinheira.
Apesar do incômodo, há quem veja vantagens. "Agosto é o mês que a gente sente bastante o vento em Cascavel, já faz parte. Mas eu sinto falta dele em dezembro e janeiro, quando vem aquele calorão e não temos tanto vento", comentou Sandra Anders, gerente.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, a baixa umidade e sistemas meteorológicos no Paraguai contribuem para a formação dos ventos na região. "O ar está mais seco, houve um aquecimento rápido e oscilações de pressão atmosférica em curtos intervalos, o que favorece rajadas mais intensas", explicou.
A previsão é de que o cenário continue nos próximos dias. "Ao longo de setembro e outubro, chegam os temporais da primavera, quando o vento é forte, mas vem acompanhado de chuva", destacou Kneib.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642