Dois novos reservatórios da Sanepar estão em construção em Cascavel e devem entrar em operação entre o fim deste ano e o início de 2026. Além disso, a companhia está ampliando a captação de água no distrito de Rio do Salto, que passará a contar com cinco pontos de captação. O investimento total das três obras chega a quase R$ 19 milhões.
Segundo o gerente regional da Sanepar em Cascavel, Rodolpho Savelli, as obras são fundamentais para garantir o abastecimento em uma cidade que cresce cerca de 3% ao ano e já possui mais de 360 mil habitantes.
"Tanto os reservatórios quanto a captação já fazem parte do planejamento. A gente sabe que, em períodos de estiagem, os rios baixam, então sempre antecipamos as obras para evitar a falta de água para a população. Hoje, abastecemos 139 mil economias de água, e precisamos nos preparar para novos loteamentos e prédios que surgem na cidade", afirmou.
Um dos novos reservatórios, com capacidade para 1,5 milhão de litros, está sendo construído na Rua Fortaleza, na região central. Outro, ainda maior, terá 2 milhões de litros e está em obras no bairro Morumbi, região norte. Quando em operação, os dois devem ampliar em até 8% o volume de água disponível nos reservatórios da cidade.
Apesar de já estruturados, os reservatórios ainda não estão ativos. O do Morumbi deve ser concluído até o fim do ano, enquanto o da área central tem previsão de entrega para o início de 2026.
Savelli também reforçou a importância de cada residência ter seu próprio reservatório:
"A nossa orientação é que cada casa conte com um reservatório domiciliar de pelo menos 500 litros, capaz de suprir um dia de consumo. Para se ter ideia, o reservatório do Morumbi, de 2 milhões de litros, equivale a atender cerca de 4 mil casas com caixas d’água de 500 litros", finalizou.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Déborah Evangelista | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642