A rotina de quem trabalha em escolas costuma ser intensa e, com a pressão do dia a dia, muitos profissionais acabam enfrentando problemas emocionais e até afastamentos por questões de saúde mental.
"É cansativo, é bastante correria. Temos muitas coisas para fazer: atender pais, alunos, professores… Compensa para a gente, mas, quando chega no fim do dia, é cansativo chegar em casa e ainda ter que cuidar da casa, dos filhos e da família", desabafa Vanessa Pompeu, diretora da Escola Aloys João Mann.
Para prevenir o esgotamento desses trabalhadores, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel promoveu o Seminário de Saúde Mental da Rede Pública Municipal. O curso contará com dez encontros e recebeu 400 inscrições.
A abertura foi realizada no Auditório da Prefeitura, com atividades no período da tarde e da noite. "Nós temos três palestras, tarde e noite, fechando com o professor da PUC de Curitiba, que vai abordar a questão da saúde mental. Nas próximas semanas, quinzenalmente, haverá uma formação de quatro horas por semana, que chamamos de grupos terapêuticos, voltados para cada servidor. Serão dez encontros até o final do ano, quando faremos o encerramento e a formatura", explica Márcia Baldini, secretária de Educação de Cascavel.
O trabalho preventivo inclui todos os servidores, desde professores até equipes administrativas e de manutenção. Além do seminário, a pasta mantém o Núcleo de Apoio aos Profissionais de Educação (NAP), que oferece atendimento psicológico, assistência social e encaminhamentos para a rede de saúde quando necessário.
"Temos o NAP, que conta com psicóloga, assistente social e estagiários da área de psicologia, que realizam atendimentos e encaminham para a rede de atenção", reforça Márcia.
Segundo os participantes, essa pausa para refletir e organizar as próprias emoções contribui não apenas para a vida pessoal, mas também para o desempenho dentro da sala de aula.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642