O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) instaurou inquérito civil para investigar a explosão registrada na manhã desta terça-feira (12) na fábrica da Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. O procedimento busca apurar as causas do acidente e verificar a eventual responsabilidade da empresa.
Na manhã desta terça, um perito do MPT-PR esteve no local para analisar os danos causados pela explosão. A Polícia Científica foi acionada e deve apresentar um laudo técnico em até 30 dias.
Além disso, o órgão requisitou ao Corpo de Bombeiros e ao Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar que encaminhem relatórios sobre irregularidades e danos constatados na fábrica, bem como documentos referentes a inspeções realizadas nos últimos dois anos.
O MPT-PR também solicitou à Superintendência Regional do Trabalho no Paraná a realização de fiscalização nas instalações da empresa para verificar o cumprimento das normas de meio ambiente de trabalho, adoção de medidas para controle de acesso, prevenção de novos acidentes e uso de equipamentos de proteção pelos trabalhadores.
O órgão aguarda o envio das informações solicitadas para dar continuidade à investigação.
O prefeito Loreno Bernardo Tolardo esteve no local e acompanhou o trabalho das equipes. A Prefeitura informou que, neste momento, a Defesa Civil realiza o levantamento de danos em residências, comércios e outras edificações próximas à área da explosão.
As causas do incidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A Enaex e os órgãos de segurança atuam de forma conjunta para garantir a segurança e o controle da situação.
De acordo com a Prefeitura, a empresa possui todas as licenças necessárias para funcionamento, com alvará atualizado e em conformidade com a legislação. Instalada há mais de 50 anos no município, a Enaex segue protocolos de segurança e é uma das principais geradoras de empregos da cidade.
NOTA OFICIAL Prefeitura de Quatro Barras
A Prefeitura Municipal de Quatro Barras informa que, na manhã desta terça-feira, 12 de agosto de 2025, foi registrada uma explosão nas dependências da empresa Enaex, localizada na área industrial do município.
Assim que o fato ocorreu, equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar e SAMU foram acionadas e se deslocaram imediatamente ao local para atendimento da ocorrência, isolamento da área e verificação de possíveis riscos à população.
Órgãos municipais, como as secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente e Saúde, também atuam de forma conjunta, prestando todo o suporte para os atingidos.
O prefeito municipal Loreno Bernardo Tolardo esteve no local pela manhã e acompanhou o trabalho das equipes.
Até o momento, há registro de nove pessoas desaparecidas. As causas do incidente estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. A empresa Enaex e os órgãos de segurança tratolham de forma conjunta para garantir a segurança e o controle da situação.
Equipes da Defesa Civil de Quatro Barras, neste instante, realizam o levantamento de sinistros e danos em residências, comércios e edificações nas áreas do entorno.
A Prefeitura ressalta que a empresa Enaex possui todas as licenças necessárias para seu funcionamento, incluindo alvará de licença e localização devidamente atualizado e em conformidade com as exigências legais. A empresa Enaex está instalada no município há mais de 50 anos, segue rigorosamente todos os protocolos de segurança e é uma das unidades fabris que mais gera empregos
A Prefeitura de Quatro Barras se solidariza com todos os envolvidos e reforça que está acompanhando de perto todos os desdobramentos e prestando todo o apoio necessário.
Em contato com a Prefeitura, a diretoria da empresa Enaex já se colocou à disposição para reparar todos os danos gerados à população, bem como prestar total suporte aos trabalhadores e suas famílias
A administração municipal manifestou solidariedade às vítimas e afirmou que está acompanhando de perto os desdobramentos. A direção da empresa também se colocou à disposição para reparar os danos causados à população e oferecer suporte aos trabalhadores e suas famílias.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642