Imagem AEN-PR
Após a varredura do Esquadrão Antibombas do Paraná, do Batalhão de Operações Policiais Especiais, foram iniciadas as buscas para localizar os nove desaparecidos após explosão na fábrica de materiais explosivos, a Enaex Brasil, localizada em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.
A capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães, explicou que no local estavam 11 pessoas, duas conseguiram sair e não foram atingidas pela explosão.
Neste momento, são cercas de 50 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, além da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, equipes de ambulâncias e efetivo do Enaex estão atuando para localizar seis homens e três mulheres.
As buscas começaram após a liberação da área pelo Esquadrão Antibombas que realizou varredura e neutralização dos possíveis riscos. Na área existiam muitos explosivos.
EXPLOSÃO
A explosão na fábrica de materiais explosivos, a Enaex Brasil, deixou mortos e desaparecidos em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada de terça-feira (12). Por volta das 5h50 ocorreu o acidente.
Nove estão desaparecidas, sendo seis homens e três mulheres, ainda há sete pessoas feridas.
O local onde houve a explosão materiais eram preparados para o transporte.
Em nota, a Enaex Brasil lamentou o acidente e informou que presta cuidado aos familiares.
COMUNICADO OFICIAL - Enaex Brasil
12 de agosto de 2025
Com pesar, a Enaex Brasil comunica a ocorrência de um acidente em suas dependências fabris no município de Quatro Barras, no Estado do Paraná, Brasil. O site possui diversas plantas e conta com um total de 1.300 colaboradores e terceiros. O evento ocorreu aproximadamente às 06h00 desta quarta-feira, 12 de agosto de 2025, especificamente em uma das plantas de acessórios de iniciação, resultando em vítimas, totalizando inicialmente 09 desaparecidos e 07 feridos - estes prontamente atendidos, sem ferimentos graves.
A empresa tem a vida como seu valor primordial e é reconhecida internacionalmente por suas práticas de segurança na fabricação de explosivos civis, com procedimentos que vão além das exigências regulatórias.
A partir do acidente sua brigada foi a primeira a atuar, sendo rapidamente apoiada pelo Corpo de Bombeiros e estruturas da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. A área foi rapidamente isolada. Houve um incêndio, já controlado, e no momento não há ameaça à segurança de pessoas nas dependências da companhia e comunidade vizinha.
A empresa atua na execução de um plano de contingência baseado em assegurar o devido atendimento às vítimas e seus familiares, para os quais expressamos nossos sinceros sentimentos, e prestamos solidariedade a todos os envolvidos nesta tragédia. Nesse momento nossa prioridade absoluta, portanto, é cuidar das pessoas e suas famílias - as quais estão acolhidas dentro das dependências da empresa.
As investigações das causas do acidente já foram iniciadas e estão em curso. A Enaex permanece à disposição das autoridades a fim de contribuir para o esclarecimento do ocorrido. Agradecemos a compreensão de todos e solicitamos respeito à privacidade das famílias neste momento delicado.
Novos comunicados serão publicados de forma ativa e transparente, conforme confirmações oficiais.
Atenciosamente,
Enaex Brasil
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642