Imagem: Pixabay
Desde 1º de julho deste ano, os estudantes formados em universidades públicas ou particulares receberão o diploma de forma digital, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Com o novo modelo, o diploma é emitido exclusivamente apenas online, contendo assinatura eletrônica e um selo digital que registra a data e o horário da emissão.
Veja algumas mudanças:
Embora algumas universidades já utilizassem o sistema desde 2021, a emissão digital dos diplomas agora se torna obrigatória em todo o território nacional.
Os diplomas impressos emitidos antes de julho de 2025 continuam válidos. A partir de 1º de julho, os documentos impressos não terão validade jurídica e serão considerados apenas representações simbólicas.
As instituições de ensino superior devem emitir o diploma no prazo máximo de 60 dias após a colação de grau. O registro oficial do documento deve ser concluído em até 60 dias após sua emissão.
Para estudantes em pós-graduação stricto sensu e residência em saúde, a regra também será imposta, mas a exigência passa a valer a partir de janeiro de 2026.
O estudante pode fazer a verificação de seu diploma em uma ferramenta que o MEC oferece. Entre no portal do gov.br e veja se o documento é válido.
TV Cultura | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642