Cotidiano

Aeroporto de Cascavel pode ser incorporado à concessionária que opera em Guarulhos

Decisão do TCU também inclui Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa


Imagem de Capa

O Aeroporto Regional do Oeste Coronel Adalberto Mendes, em Cascavel, entrou em uma lista de concessões aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que pode mudar o rumo da gestão e dos investimentos na infraestrutura aérea local. Do Paraná, também entraram o de Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa.

O Aeroporto de Cascavel, hoje administrado pela Transitar, é um dos 28 terminais regionais que podem ser transferidos para a iniciativa privada, com potencial de passar ao controle da GRU Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O acórdão do TCU indica que existem manifestações técnicas e jurídicas do Governo Federal focadas na alocação dos aeroportos regionais deficitários para a GRU Airport. E que esses aeroportos selecionados, operados pelos governos estaduais ou prefeituras, ainda que sejam exemplos bem-sucedidos, enfrentam dificuldades para expandir a infraestrutura sob sua gestão.

Na prática, tudo isso faz parte de uma estratégia do Governo Federal para garantir a permanência da GRU Airport, em Guarulhos, por mais um ano e quatro meses além do previsto, em troca de novos investimentos na infraestrutura. O Aeroporto Adalberto Mendes da Silva, seria um dos bônus concedidos a empresa.

A novidade pega Cascavel em um momento decisivo. Em setembro, um representante da Infraero esteve na cidade apresentando um plano de investir R$ 80 milhões no aeroporto, caso assumisse sua gestão. No entanto, com a inclusão do aeroporto no bloco de concessão oferecido à GRU Airport, os planos da Infraero podem ser frustrados.

Confira mais detalhes no vídeo:



EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano