Cotidiano

Fumaça em Guaíra é de incêndio em área de conservação

Há dois dias equipes trabalham para conter chamas


Imagem de Capa

Nem dá para ver a Ponte Ayrton Senna de tanta fumaça. A câmera da CATVE instalada em Guaíra, no Oeste do Paraná, registrou uma fumaça intensa na cidade que paira pela região desde segunda-feira (19). A equipe de reportagem apurou que o acidente de trânsito com um caminhão aumentou o incêndio na vegetação em Ilha Bandeirantes na divisa do Mato Grosso do Sul, entre Alto Paraíso e Icaraíma, que é uma área de conservação.

Além disso, a região é afetada pelos incêndios da região da Floresta Amazônica e do Pantanal, que são carregados por meio de correntes de ventos até a região Sul do Brasil.

Confira abaixo imagem do acidente que pegou fogo:



Com o aumento das temperaturas que chegaram a 38°C, a velocidade do vento de 12 km/h e a baixa umidade relativa do ar, que caiu para 19% as condições se tornam extremamente favoráveis à propagação dos incêndios e assim a fumaça se espalha pelas cidades da região. O Simepar prevê que a partir de sexta-feira (23) a instabilidade aumenta no Paraná e chuvas devem ser registradas no território, melhorando a qualidade do ar, confira aqui a previsão para os próximos dias.

14 brigadistas e agentes do ICMBio estão envolvidos no combate das chamas de forma estratégica desde a noite de segunda-feira (19).

Os detalhes do método para conter o fogo:

Além do combate direto utilizando equipamentos específicos, como motobombas, mangueiras e bombas costais, os brigadistas iniciaram a reabertura de uma linha de defesa. As equipes fazem a roçagem da vegetação para a construção de um aceiro, que se estende de margem a margem por toda a ilha, visando conter o avanço das chamas na porção isolada.

Essa estratégia de combate funciona como uma barreira de contenção, facilitando as condições de enfrentamento em áreas de difícil acesso e permitindo que a brigada atue de forma mais eficaz quando as condições climáticas forem favoráveis ao controle do fogo.

As queimadas não acontecem apenas nas regiões da Amazônia e do Pantanal: todo o Paraná está sob risco "muito alto" de ocorrência de incêndios florestais.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano