Foto: Reprodução/Defesa Civil
Os municípios da Região da Campanha, no Rio Grande do Sul, foram atingidos por temporal de granizo na madrugada deste sábado (23), por volta de 4h. O fenômeno provocou estragos consideráveis em Bagé (RS), Arroio do Padre (RS), São Lourenço do Sul (RS), Canguçu (RS), Cristal (RS), Morro Redondo (RS), Pelotas (RS) e Pinheiro Machado (RS).
Nas imagens, é possível ver a chuva intensa e grandes pedras de gelo caindo sobre os veículos estacionados em via pública. Segundo os institutos meteorológicos regionais, as pedras excederam dez centímetros de diâmetro.
De acordo com a Defesa Civil, mais de oito mil imóveis foram danificados em Bagé durante o maior temporal de granizo do município. O gabinete do senador Hamilton Mourão (Republicanos) auxilia, com donativos, os habitantes mais prejudicados.
A Prefeitura de Bagé disponibilizou os ginásios Militão e Narciso Suñe para abrigar a população. Os habitantes que tiveram residências atingidas e precisarem de ajuda, mediante fornecimento de nome completo, endereço e telefone, podem fazer o cadastramento para recebimento de lonas e telhas nos seguintes locais:
Segundo o último balanço da Defesa Civil, 49 pessoas morreram, nove estão desaparecidas e 22.203 permanecem desalojadas.
Como ajudar as vítimas?
O Governo do Estado criou a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro daqueles que quiserem ajudar as vítimas das enchentes que atingiram a região nesta semana.
Foi estabelecida uma chave PIX, CNPJ: 92.958.800/0001-38, que já está disponível para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial.
O anúncio da criação da conta foi feito pelo governador, Eduardo Leite, neste sábado (9), nas redes sociais.
Cuidado com golpes!
Quando realizar a operação, confirme que o nome da conta que aparece é "SOS Rio Grande do Sul" e que o banco é o Banrisul.
Os valores serão geridos pelo Estado em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária. A medida busca disponibilizar um canal seguro para canalizar as doações, que serão aplicadas de forma transparente, com auditoria e fiscalização do poder público. Podem ser feitas doações de qualquer valor.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642