A briga de rua envolvendo o deputado estadual Renato Freitas foi tema da sessão da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (24). Um vídeo amplamente divulgado mostra o parlamentar discutindo e trocando agressões com um homem identificado como guardador de carros, no Centro de Curitiba. As imagens registram empurrões, chutes e o momento em que o deputado é derrubado após levar um soco no nariz.
Para parlamentares, o episódio fere o decoro. "A quebra do acordo parlamentar é clara e cristalina. O Supremo Tribunal Federal já se manifestou que o deputado é deputado 24 horas por dia", afirmou Tito Barichello.
Até a tarde desta segunda-feira, oito representações contra Freitas haviam sido protocoladas na Alep. O caso será analisado com base no novo Código de Ética e Decoro Parlamentar. Segundo o presidente da Casa, Alexandre Curi, o novo regulamento ampliou o Conselho de Ética para sete membros e reforçou a segurança jurídica para análise de condutas.
A presidência já encaminhou as representações ao colegiado, que deve decidir nesta semana se abre ou não o processo disciplinar. A conclusão, porém, só deve ocorrer em 2026, já que o prazo regimental é de 90 dias e será interrompido pelo recesso parlamentar, que começa em 15 de dezembro.
"Temos apenas 25 dias até o recesso para tramitar o processo. A decisão final deve sair por volta de 15 de março", estimou o deputado José Jacovós.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642