A sessão desta terça-feira (21) na Câmara de Vereadores de Cascavel foi marcada por homenagens e votações importantes na área da educação. Antes do início dos trabalhos, os vereadores realizaram uma cerimônia em homenagem aos professores da rede municipal e estadual, em alusão ao Dia do Professor, comemorado na semana passada.
Na pauta principal, os parlamentares aprovaram em segundo turno o projeto que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação (PME) até 31 de dezembro de 2026. O plano atual foi criado em 2014 e venceria no fim deste ano. O PME define estratégias para erradicar o analfabetismo e promover melhorias na qualidade da educação em Cascavel. A proposta foi aprovada por unanimidade.
Outro destaque da sessão foi o projeto que cria o Programa Municipal de Combate à Adultização Digital de Crianças e Adolescentes, apresentado pelos vereadores Fão do Bolsonaro (PL), Everton Guimarães (PMB), Thiago Almeida (Republicanos) e Rondinelli Batista (Novo).
A proposta também institui no calendário oficial do município o Dia Municipal de Conscientização e Combate à Adultização de Crianças e Adolescentes, em 6 de agosto, data em que foi publicado o vídeo do influenciador Felca, que chamou atenção para o tema. O texto foi aprovado com 19 votos favoráveis.
"Esse programa visa uma parceria entre o poder público, as famílias e as escolas. É preciso preparar professores e formadores para alertar sobre os conteúdos adultos que muitas vezes as crianças e adolescentes têm acesso", destacou o vereador Rondinelli Batista (Novo).
Durante a sessão, também começou o prazo para análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Os vereadores têm até sexta-feira (24), às 17h, para apresentar emendas ao projeto.
"Conforme o regimento interno, assim que as peças orçamentárias são recebidas pela Comissão de Finanças e Orçamento, é aberto um prazo específico para apresentação de emendas. Agora estamos com a LDO em tramitação", explicou o diretor legislativo da Câmara, Rafael Lenon Ximim.
As emendas não são obrigatórias, mas, se apresentadas, seguem o trâmite normal da Casa.
"Após o prazo, as emendas são encaminhadas às comissões para análise de legalidade e viabilidade técnica. Caso sejam aprovadas, serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias", completou Ximim.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Diego Hellstrom | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642