Política

Vereadores afastados em Toledo cumprem decisão judicial

Parlamentares são investigados por suspeita de cobrar propina de empresário


Imagem de Capa

A sessão da Câmara de Vereadores de Toledo, realizada na segunda-feira (11), não contou com a presença de Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Bozó (PL), ambos afastados pela Justiça sob suspeita de solicitar vantagem indevida a um empresário do setor de energia renovável. As cadeiras que ocupavam permaneceram vazias.

Segundo o presidente da Casa, Gabriel Baierle, o momento é delicado e exige cautela para manter o funcionamento do Legislativo. "Confiamos na Justiça, que dará espaço à ampla defesa e ao contraditório. O Legislativo não vai parar", afirmou.

A Câmara solicitou orientações ao Ministério Público, que recomendou a suspensão dos subsídios dos parlamentares e a proibição de acesso ao prédio enquanto durar a medida cautelar. A Procuradoria Jurídica da Casa pediu esclarecimentos à Justiça sobre os desdobramentos da decisão, incluindo a substituição dos vereadores.

Na quarta-feira (13), o Conselho de Ética deve escolher o relator que analisará pedido de cassação apresentado pela Associação Conservadora de Direita de Toledo. "Queremos um processo ético correto, que apure os fatos e respeite o direito de defesa", disse Vanderlei Timóteo, representante da entidade.

De acordo com as investigações, em 31 de outubro de 2024, os vereadores teriam solicitado R$ 300 mil para aprovar um projeto de lei de interesse do empresário. O texto original foi retirado de pauta pela nova administração, mas, após ajustes, retornou e foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira.

Confira detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Wagner Lima | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política