Foto: EFE/EPA/ALEXANDER KAZAKOV/SPUTNIK/KREMLIN POOL
A União Europeia (UE) e o Reino Unido anunciaram novas sanções contra a Rússia na terça-feira (20), um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversar com o líder russo Vladimir Putin sem conseguir uma promessa de cessar-fogo na Ucrânia.
As novas medidas visam pressionar a Rússia a negociar um acordo de paz o quanto antes e afetarão cerca de 200 navios da chamada "frota fantasma", que transportam petróleo e são utilizados por algumas empresas como alternativa para evitar o impacto de outras sanções aplicadas durante o conflito.
As penalidades foram aplicadas sem ações correspondentes por parte de Washington, apesar da intensa pressão pública de países europeus para que o governo Trump se una a eles e adote medidas mais rígidas contra Moscou, segundo informações da agência de notícias internacional Reuters.
Por meio de suas redes sociais, a chefe da diplomacia da UE, Kaja Kallas, celebrou a decisão.
"A UE aprovou seu 17º pacote de sanções contra a Rússia, direcionado a quase 200 navios da frota fantasma. Mais sanções estão em andamento. Quanto mais a Rússia prolongar a guerra, mais dura será a nossa resposta", publicou.
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, também utilizou suas redes sociais para se pronunciar após o anúncio das novas sanções:
"Exigimos um cessar-fogo incondicional da Rússia. Enquanto a Rússia não tomar essa medida, nós, como UE, reagiremos", afirmou.
Delegações da Rússia e da Ucrânia se reuniram na cidade de Istambul, na Turquia, na última sexta-feira (16), pela primeira vez em mais de três anos, para as primeiras negociações de um possível acordo de paz, mas não conseguiram chegar a um acordo.
Redação Tv Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642