Foi aprovado na terça-feira, 13, o Plano Municipal de Cultura de Cascavel. Diga-se de passagem, este é o primeiro plano de cultura da história do município. Embora o projeto seja de autoria do Executivo, os vereadores apresentaram seis emendas ao Projeto de Lei 47/2025.
COLCHA DE RETALHOS
O projeto original conta com sete capítulos, vários artigos e uma infinidade de incisos. Apesar de ser de autoria do Executivo, o texto foi elaborado pela Comissão de Cultura da Câmara em conjunto com artistas e agentes culturais da cidade. Com as seis emendas aprovadas, o plano virou logo de cara uma espécie de "colcha de retalhos" - todo emendado antes mesmo de sair do forno.
A BASE
Durante a votação, as discussões esquentaram. Todas as emendas foram assinadas por vereadores da base do governo na Câmara, o que gerou questionamentos por parte de parlamentares da chamada oposição. Se o projeto é do Executivo, por que a própria base apresentou tantas mudanças? Foi aí que o "bicho pegou".
Em um momento mais acalorado, o vereador Edson Souza cobrou o líder de governo na Câmara, vereador Carlos Xavier, por não defender o projeto original do Executivo diante da base aliada. Edson chegou a dizer que achava tudo aquilo uma "frouxidão sem tamanho". E foi além: afirmou estar conversando com o líder de governo e repetiu — "acho isso frouxo".
CHAMOU OU NÃO DE FROUXO?
A RESPOSTA DO LÍDER I
Ao Blog, o líder do governo, vereador Carlos Xavier, rebateu:
"As alterações feitas por meio das emendas foram mais no campo ideológico, sem alterar a essência do Plano de Cultura aprovado, que representa uma transformação na cultura de Cascavel."
Ele também ressaltou:
"O fato de vereadores da BASE terem assinado as emendas mostra o momento atual da Câmara, onde a democracia e o protagonismo de cada vereador são respeitados."
A RESPOSTA DO LÍDER II
Durante o debate, quando Edson citou a "frouxidão", o vereador Carlos Xavier respondeu diretamente à provocação.
ENTREVEIRO
O clima permaneceu tenso. Em outro momento, Edson pediu a palavra e acusou o líder de governo de não ter pedido desculpas.
EXECUTIVO MUNICIPAL
A secretária de Cultura e Comunicação, Beth Leal, declarou ao Blog que as emendas não alteram o conteúdo essencial do Plano de Cultura. Segundo ela, os vereadores da base discutiram previamente com o Executivo as propostas de emenda antes de protocolá-las e votá-las.
SENDO ASSIM...
...não há muito o que discutir: tudo foi alinhado entre os vereadores da base e o Executivo antes da votação. Ou seja, a colcha de retalhos até que ficou bonita!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642