Foto: Reprodução/TJD-PR
Após quase quatro horas de julgamento, o TJD-PR (Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná) determinou a punição dos jogadores Diego (Batel) e Paulo Vitor (Nacional) envolvidos no caso de racismo registrado na última rodada da primeira fase da Taça FPF 2025. O Batel, denunciado por supostamente ter sido omisso no caso e por tentar esconder o jogador Diego, também foi julgado e por unanimidade acabou sendo absolvido.
O volante Diego, disse durante o julgamento que proferiu a palavra "malaco" e não macaco, conforme a denúncia. A defesa do jogador não conseguiu sustentar a tese e todos os auditores disseram que as imagens são claras e que ele cometeu sim ato de injúria racial. Ele foi punido pelo TJD-PR em sete partidas de suspensão e R$ 2 mil de multa.
Vítima de racismo, Paulo Vitor (PV), pegou um gancho ainda maior. Ele foi denunciado em dois artigos, por ter cuspido em Diego e depois por ter reagido a injúria racial com agressão física. O zagueiro do Nacional negou a cusparada, mas os auditores alegam que há provas, foto e vídeo, que demonstram a ação do jogador. Sendo assim, ele foi suspenso por quatro partidas, por 3 votos a 1, na denúncia por agressão e por mais seis partidas pela cusparada, nesse caso por unanimidade (4 votos a 0). Somando as penas, PV pegou gancho de 10 jogos, três a mais que Diego.
O FC Cascavel ingressou com pedido de parte interessada no processo, pedindo a exclusão do Batel, em suposto comportamento omisso e negligente. O advogado do clube, Eduardo Vargas fez uma explanação contundente, afirmando que só uma punição extrema pode mudar o cenário de racismo no futebol, mas não foi o suficiente para convencer os auditores, que por 4 votos a 0 absolveram o Batel, que nesse caso segue na disputa da Taça FPF.
Com a decisão da 2ª Comissão Disciplinar do TJD-PR, a competição não sofre nenhuma interferência da justiça desportiva e os confrontos das quartas de final estão mantidos, sendo que três jogos de idas da segunda fase já foram realizados no último fim de semana.
Deivid Souza/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642