Esporte

Na noite da última quinta-feira foi realizado o arbitral do Campeonato Paranaense de 2026

Reunião entre os 12 clubes da primeira divisão foi para discutir o novo formato do campeonato estadual


Imagem de Capa

A Federação Paranaense de Futebol reuniu os 12 clubes da primeira divisão para discutir o novo formato do Estadual à partir de 2026 e esclarecer alguns pontos que geraram muitas dúvidas após a publicação do novo calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). A reunião arbitral foi em Ponta Grossa.

Conforme já havíamos adiantado, o Paranaense do ano que vem será mesmo disputado no sistema de grupos. No Grupo A: Athletico, FC Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e São José dos Pinhais. No Grupo B: Coritiba, Azuriz, Cianorte, Andraus, Galo Maringá e Operário. Os times do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, que serão disputadas em jogos de ida e volta, bem como as semifinais e as finais. Outra novidade é a criação de um torneio da morte para definir os dois rebaixados para a Segundona do ano seguinte, semelhante ao que acontece na Série Ouro de Futsal. A diferença é que no futebol dois caem e dois vão permanecer na elite. O quadrangular será jogado pelas quatro equipes que não conseguirem a classificação para as quartas de final. Nesse caso o 9º enfrenta o 12º e o 10º encara o 11º. O estadual começa no dia 7 de janeiro e tem final prevista para 7 de março. A Série A do Brasileiro terá início no dia 28 de janeiro. O presidente da Federação Paranaense não acredita que esse conflito de calendários vai gerar grande impacto.

Então, o Paranaense 2026 será disputado em 12 datas, cinco datas a menos do que o Estadual de 2025; A redução é devida ao novo calendário anunciado pela CBF. A tabela da competição deverá ser divulgada até 15 de novembro. A CBF anunciou a criação da Copa Sul/Sudeste, torneio que terá 12 clubes. O Paraná tem duas vagas. Uma pelo Estadual e a outra para o campeão da Taça FPF, a qual o FC Cascavel participa.

No novo calendário do futebol brasileiro também tem aumento de 92 para 126 clubes na Copa do Brasil. O Paraná pode chegar a ter nove vagas.

A Série D do ano que vem tem um aumento de 64 para 96 clubes. Como o FC Cascavel conseguiu a classificação para a segunda fase deste ano, automaticamente vai jogar a Série D 2026. Beneficiado pela alteração porque não tinha conquistado a vaga pelo Paranaense 2025.

Em caso de sobrar vagas na Série D e na Copa do Brasil, a Taça FPF vai ganhar ainda mais peso.



Deivid Souza / Hora do Esporte

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte