Os dois melhores times da Divisão B do Voleibol Paranaense, sub-16, chegaram à final com muito mérito. São José dos Pinhais era favorito no confronto contra Toledo. Mas, o time do oeste do Paraná queria surpreender para ficar com o título. Difícil? Muito. Impossível? Não. E o começo da disputa, no primeiro set, foi bem equilibrada. As rivais erraram pouco, no entanto aos poucos São José dos Pinhais foi tomando conta da situação. É que o ataque funcionou bem, marcando 16 pontos. O time da região metropolitana de Curitiba ainda conseguiu três pontos de bloqueio. São José dos Pinhais fechou a primeira parcial em 25 a 14 com essa bola na rede de Júlia.
No segundo set a dinâmica da partida foi mais ou menos igual. Aniversariante de do dia, o técnico Getúlio, estava sempre atento aos equívocos da equipe comanda por ele. A parcial começou com certo equilíbrio, mas com o passar do jogo São José dos Pinhais mostrou porque era favorito. O ataque foi mais eficiente do que de Toledo, 14 a 9, nas nesse set o time toledano errou muito mais, cedendo cinco pontos para SJP. Mesmo com o time azul errando mais o saque, foram quatro no total, conseguiu fechar o set com folga, 25 a 17. Agora Ana colocou para baixo e não deu chance de recepção para Toledo.
Veio o set decisivo e mais desgastado, Toledo não teve forças para reagir. Nesse set os pontos e os erros de saque fizeram a diferença. O ataque de São José do Pinhais virou 11 bolas, contra sete de Toledo. No entanto, o vôlei SJP conseguiu quatro aces, destaque para esse da Laura, bola pesada, dificuldade extrema de recepção. Já Toledo só conseguiu um ponto de saque. Por outro lado, São José dos Pinhais errou seis saques, contra quatro das toledanas. O técnico Gustavo orientou, conversou, gesticulou bastante na área técnica, mas não teve sucesso. Com cinco match point a favor, São José dos Pinhais aproveitou logo o primeiro. Recepção perfeita de Rebeka, para a levantadora Giovanna, que acionou Ana na entrada de rede, que atacou o bloqueio duplo e fechou set em 25 a 20. Três sets a 0 no Ginásio Ciro Nardi e festa com direito a estrelinha e tudo mais na quadra.
A premiação da seleção do Paranaense deixou claro porque São José dos Pinhais era a grande favorita. Foram seis prêmios individuais. Maria foi escolhida a 2ª melhor central, Ana foi eleita a melhor oposto, Giovana levou o troféu de melhor ponteira, Julia escolhida a melhor líbero, Giovanna Pramio ficou com o título de melhor levantadora e Maria voltou para receber o troféu de destaque do Paranaense. Ainda tiveram as escolhas de Sara, de Cambé, como melhor central e de Letícia, de Toledo, como sendo a 2ª melhor ponteira. A equipe do Authentic Vôlei, de Maringá, venceu Cambé na decisão do terceiro lugar e terminou a competição com a medalha de bronze. O vice-campeão, Toledo, recebeu a medalha de prata e depois o troféu do segundo colocado. Mesmo o título não vindo, a equipe termina a Divisão B do Paranaense de Vôlei Sub-16 com a sensação do dever cumprido.
No entendimento do técnico, duas situações podem ter pesado na decisão, a primeira final das meninas de Toledo e o desgaste da semifinal no dia anterior.
O São José dos Pinhais, campeão, nunca escondeu o favoritismo nessa categoria, mas o treinador entende que isso faz aumentar a responsabilidade. O que também é uma prova de que o voleibol de base do Paraná está se fortalecendo.
SJP recebendo a medalha de campeão paranaense de 2025 na categoria sub-16. E para a festa ficar completa, só faltava, óbvio, o troféu da Federação Paranaense de Vôlei.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642