Portal Catve.com
Cascavel já é uma potência estadual no Karatê. A modalidade de origem japonesa é umas das mais praticadas por aqui. No Paraná não é diferente, mas para acompanhar o ritmo brasileiro e mundial é preciso aperfeiçoamento. E foi isso que árbitros, atletas e dirigentes, vieram fazer em Cascavel. Aprimorar as técnicas de arbitragem.
O curso de arbitragem foi realizado pela Federação Estadual de Karatê Interestilos do Paraná (Fekipe) e desenvolvido no Centro de Treinamento em Atletismo, CNTA, com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Cascavel (FMEC). Ao todo 110 inscritos, número recorde, mas representa uma parte da arbitragem paranaense. De manhãs eles receberam instruções teóricas. À tarde as atualizações foram repassadas na prática. Atletas auxiliaram dos trabalhos para que os árbitros pudessem ter uma experiência real das novidades. E para os karatecas também é bom participar para conhecer mais sobre as regras da modalidade. É o caso das primas Emanuela, de Capanema, e Gabrielly, de Capitão Leônidas Marques. Emanuela foi prata no mundial do México no Kata e Gabi Ouro no Kata e Prata no Kumite no mesmo país.
O Igor já foi duas vezes para mundiais. Conquistou dois ouros, Kata e Kumite, na Escócia e foi ouro no México, Kata. Para continuar competindo em alto nível, sabe que precisa estar ligado às novidades do Karatê.
Ainda neste mês de fevereiro serão aplicados mais dois cursos de arbitragem: 15 e 16 em Curitiba, 22 e 23 em Marialva e tem mais um, 01 e 02 de março, em Coronel Vivida. Independente, se árbitro ou atleta, já vale também como uma parte da preparação para a 1ª fase do Campeonato Paranaense de Karatê que vai acontecer no dia 15 de marco em Maringá.
A Federação de Karatê Interestilos do Paraná está evoluindo a cada ano e o número de filiados aumentando. Ano passado em Cascavel, por exemplo, a fase final teve pouco mais de 600 inscritos. Para este ano deve passar de 700 e quem sabe chegar a 800. A modalidade como inclusão também está entre os objetivos.
Confira mais detalhes no vídeo:
HORA DO ESPORTE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642