Esporte

Cascavel de Ouro: conheça a história da corrida mais tradicional e o troféu mais cobiçado do Brasil

A primeira prova foi disputada em 1967 e era chamada de 400 milhas de Cascavel


Imagem de Capa

A pista do autódromo ainda era de terra quando foi disputada a primeira edição da Cascavel de Ouro em 1967, que ainda não tinha esse nome, era chamada de 400 milhas de Cascavel e só foi reconhecida como tal em 1970, quando foi realizada a segunda edição da corrida. 

Logo de cara a prova atraiu competidores de todo o Brasil e foi vencida por Rodolfo Scherner e Bruno Castilho, de Laranjeiras do Sul e Curitiba, respectivamente, pilotando um Simca.

 O sucesso do evento garantiu outras edições.

Na sexta edição, antes de brilhar para o mundo, Nelson Piquet brilhou e venceu a Cascavel de Ouro de 1976 correndo na Super Vê. 

A participação dele alavancou ainda mais o prestígio do evento. Dois anos depois, Piquet estreou pela F1.

Antes disso, em 1974, o Rei do Futebol, Pelé, recebeu um troféu da cobra dourada durante visita a Cascavel para outros compromissos. Foi o único a ganhar o troféu sem fazer esforço. 

Com o passar dos anos foi ficando cada vez mais difícil.  Em 1983 aconteceu a primeira vitória do maior vencedor da Cascavel de Ouro: Edgar Favarin, com o um Fusca.  Favarin tem sete troféus da prova mais tradicional do Brasil. 

As outras foram em 1990, dupla com Clênio Faust, 1991, com Milton Serralheiro, 1994, formando trio com David Muffato e Gilson Reikdal, 1996, junto com Valmor Emílio Weiss, a sexta em 2005 com Flavio Poersch e a última em 2018, correndo com David Muffato e Israel Favarim, seu filho. 

A Cascavel de Ouro é uma prova que já foi disputada por diversas categorias e com formatos diferentes. Teve provas mais curtas, mas a maioria de longa duração. 

Os atuais vencedores são Leandro Romera/PietroRimbano/Ricardo Rodrigues com a Endurance Brasil. Em uma disputa emocionante, que durou pouco mais de 4hs, com Xandinho Negrão e Marcos Gomesm.

 O Trio de pilotos do protótipo AJR cruzou a linha de chegada com 116 milésimos de vantagem para a Ligier e conquistou a tradicional prova do automobilismo nacional.

Para esta edição da Cascavel de Ouro já são quase 45 pilotos inscritos. Edgar Favarin, Natan Sperafico, Thiago Klein, Odair dos Santos são os únicos que estarão na pista que já venceram a prova. Isso aumenta a chance de um vencedor inédito, mas não muda nada a imprevisibilidade de uma prova de longa duração no Autódromo Zilmar Beux. 

  • 1983 - Edgar Favarin (Cascavel) - VW Fusca
  • 1990 - Edgar Favarin/Clênio Faust - VW Passat
  • 1991 - Edgar Favarin/Milton Serralheiro (Cascavel), VW Gol
  • 1994 - Edgar Favarin/David Muffato/Gilson Reikdall - protótipo Aldee
  • 1996 - Edgar Favarin/Valmor Emílio Weiss - VW Gol
  • 2005 - Edgar Favarin/Flavio Poersch - Ford Escort
  • 2018 - David Muffato, Edgar Favarin e Israel Favarin VW Gol

Hora do Esporte

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte